A importância do líder em tempos de crise

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A crise que passamos é uma consequência de atitudes e planejamentos que deveríamos ter realizado ao longo de anos, mas como não somos perfeitos, deixamos o futuro para depois. O que estamos vivenciando são consequências de nossos próprios erros juntamente com fatores externos, como a economia e a política.

É comum que nesses momentos pessoas fiquem em busca de encontrar quem é o culpado dentro de uma organização. Durante essas situações de tensão que um bom líder precisa demonstrar sua capacidade de tomar a frente da situação, assumir responsabilidades e direcionar sua equipe demonstrando clareza, humanidade e cuidado. Esta é a melhor maneira de conquistar a confiança tranquilizando os colaboradores e estimulando um bom trabalho em equipe para juntos vencerem mais esta etapa.

Para os líderes, crises são as experiências mais desafiadoras e porque não dizer, dolorosa da vida profissional. Durante essas ocasiões os dias parecem não terminar jamais, as noites sempre mal dormidas e as dores de cabeça parecem não ter fim.

Podemos também ver “o outro lado da moeda”, pois são nessas turbulências que os bons gestores têm uma grande oportunidade de mostrar quem eles podem alcançar um grande reconhecimento em sua carreira. 

Seguem alguns pontos que bem trabalhados ajudarão a atravessar esse momento de crise: Um líder precisa ter atitude e agir sobre os acontecimentos, fazendo com que as coisas aconteçam, se posicionando na frente dos problemas; Ser engajado e fazer com que as pessoas a sua volta também se engajem. Deve expor claramente os problemas que devem ser resolvidos, realizando uma comunicação efetiva, contagiando constantemente com atitudes positivas; Correr riscos e ter ousadia de se colocar na linha de frente. O crescimento e a superação dos momentos de crise demandam riscos conscientes; Autoconfiança, um líder primeiramente precisa vencer seus próprios medos. Será necessário se sentir seguro, alcançando suas vitórias internas; Será necessário ter uma visão de futuro e um significado para seguir em frente; Contagiar seus colaboradores, comunicando com entusiasmo e convicção a direção a ser tomada. Isso inspirará as pessoas e as farão suportar as dificuldades que enfrentarão.

Vale lembrar que alguém confiou em sua capacidade de liderança, siga em frente e não desperdice essa chance em sua carreira!

*Edmara Uchôa, presidente do Instituto RH-LF