Municípios fazem Dia D contra a febre amarela neste sábado

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Campanha de imunização contra a doença acontece simultaneamente em todas as cidades do estado do Rio de Janeiro

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste sábado (7) o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela. A recomendação é que os postos de saúde de todos os municípios fluminenses convoquem a população para se vacinar. A realização da campanha dá continuidade à estratégia de imunizar toda a população do Estado, medida preventiva anunciada no início do ano, expandindo para todo o estado a vacinação em larga escala. 

“A população precisa saber que esse é o melhor momento para se vacinar. As doses estarão disponíveis nos postos e queremos agir preventivamente. Nossas medidas preventivas ajudaram a fazer com que a doença não se propagasse, salvando inúmeras vidas e evitando uma calamidade. Já temos boa cobertura nas áreas consideradas mais vulneráveis, como zonas rurais e localidades próximas às matas”, afirmou Luiz Antonio Souza Teixeira Júnior, secretário de Saúde. 

Niterói – O Dia D contra a febre amarela em Niterói acontecerá das 8h às 14h em 30 unidades de saúde do município, entre policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e posto médico de família. As pessoas que comparecerem às salas de vacina também poderão atualizar as suas cadernetas, caso tenham alguma vacina pendente. Já foram imunizadas 160 mil pessoas só este ano e 243.388 nos últimos 10 anos. 

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que podem se vacinar contra a febre amarela pessoas entre 9 meses e 59 anos. Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida. 

“Neste sábado estaremos mobilizados na vacinação contra a febre amarela. É importante que as pessoas que tenham dificuldade em comparecer às unidades durante a semana, aproveitem a oportunidade de receber a imunização e se proteger da doença”, destacou. 

São Gonçalo – A Secretaria de Saúde de São Gonçalo fará o combate à Febre Amarela em 23 unidades de saúde abertas de 8h às 13h. Na cidade, até o momento, 140 mil pessoas já foram imunizadas desde janeiro. Em 2016, foram utilizadas 1.530 doses. O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, explica que esta é uma campanha de prevenção. 
“O foco são as pessoas que não procuram a imunização e ficam suscetíveis à doença. Queremos deixar claro que São Gonçalo não tem notificação da doença registrada no município. Intensificamos a imunização contra febre amarela em diversos bairros da cidade e nossa meta é imunizar 100% da população até novembro”, ressalta o secretário de Saúde.  

A vacinação será realizada em unidades básicas de saúde, clínicas da família e polos sanitários. Ao todo, 200 funcionários foram reservados para trabalhar nas salas de vacinação e Superintendência de Saúde Coletiva. 

Contraindicação – A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a componentes da vacina; alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa, assim quem passa por quimioterapia; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; crianças que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber juntas as as vacinas tríplice viral ou tetra viral.