Estamos vivendo momentos de mudanças aceleradas, que nos obrigam a mudar o nosso modo de viver, pensar e agir. Constantemente somos obrigados a rever a nossa visão e o nosso entendimento das novas realidades que nos cercam. Portanto, a cada momento nos vemos frente a novos desafios, onde temos que romper paradigmas. Diante disso, não podemos mais ver o homem como mero instrumento de produção, como se fosse uma máquina.
As Organizações precisam de pessoas plenas, que reconheçam ter ideais, sonhos e metas e que saibam que têm uma missão a cumprir em suas vidas. E estas pessoas surgirão de algo desenvolvido no seu próprio interior, num movimento de dentro para fora, que é o movimento natural de uma pessoa feliz.
A grande meta e anseio de todo Ser Humano é a Felicidade. E ele é feliz quando tem as suas necessidades satisfeitas. E é através do seu trabalho que ele pode realizar todas as suas capacidades para ser feliz, pois a partir dele poderá manifestar sua vontade, sua criatividade, sua potencialidade e a interação com seus pares.
A nossa cultura incentiva que encaremos o trabalho como a principal fonte de sucesso e felicidade. Porém, é comum encontrarmos pessoas que embora tenham atingido uma posição de sucesso, sentem uma profunda necessidade de maior coerência em sua vida, de melhores relacionamentos e de maior eficácia pessoal.
A busca do sucesso constitui um ponto forte de atração para todos, pois na realidade o que se busca é a aprovação e o amor das pessoas.
Isto não quer dizer que trabalhar e alcançar o sucesso não tenha valor ou algo de errado. A questão é: não precisa ter que pagar tão caro para alcançá-lo.
Comprometer a felicidade pessoal é uma situação que atualmente começa a gerar desconforto, com isso o Homem verificou a necessidade de buscar o equilíbrio entre o sucesso profissional e a felicidade pessoal.
Através desta conscientização, procura-se uma outra relação com o trabalho. O Profissional de hoje deseja trabalhar para viver em vez de viver para trabalhar.
Atualmente, novos conceitos e práticas de gestão colocam o Ser Humano desempenhando um papel de especial importância no contexto empresarial.
É através do trabalho que a expressão da afetividade se torna eloquente, sobretudo quando se sabe que o contato mútuo faz parte do cotidiano, seja como produtor ou consumidor, e é na relação fraterna com o outro que se cresce como pessoa.
Portanto, considera-se ser de competência das empresas proporcionar condições para que as pessoas que nelas trabalham realizem todas as suas capacidades e nelas sejam felizes.
O objetivo das empresas é atingir sempre o melhor índice de produtividade e lucratividade através dos seus colaboradores, mas não podem perder de vista a sua dimensão humana e social, para que não tenham que obter o sucesso através da felicidade alheia. Para isso precisam tratar as pessoas com respeito e consideração, para que seus Colaboradores possam ser sujeitos ativos e comprometidos com os negócios da Organização, para que sejam protagonistas nos processos e não apenas coadjuvantes, o que implica descentralizar, delegar, mudar hábitos e romper inúmeros paradigmas.
Para que isto possa acontecer, a estrutura organizacional deverá ser mais flexível e o processo de comunicação há de ser mais transparente, propiciando que seja criada uma cultura de participação em toda a empresa, onde a criatividade, a autonomia, a participação e a efetividade nas relações interpessoais sejam valorizadas. A energia vibrante da felicidade percorrerá a alma de todos e poderá ser vista em todos os setores da Organização.
É incontestável que o Ser Humano feliz representará para a Organização substancial aumento de produtividade e de qualidade de produtos e serviços, porque a felicidade é uma energia contagiante. Pessoas felizes geram ambientes felizes. Trata-se, portanto, de uma questão de competitividade e da permanência da Empresa no mercado futuro.
*Helena Monteiro
Psicopedagoga, consultora de RH, Sócia Diretora da IMPARH Assessoria, Coordenadora do Grupo RH Que Inspira e parceira do Instituto RH-LF
O sucesso profissional é consequência da felicidade pessoal
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura