Palestra trata da influência da Ásia no mundo

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como as transformações econômicas e geopolíticas na Ásia Oriental podem impactar as Américas? Para responder a esta pergunta, Shingo Yamagami, diretor-geral do Instituto de Relações Internacionais do Japão, apresenta a palestra “Security environments in East Asia”, dia 3 de novembro, às 10h, no auditório M. F. Thompson Motta, Praia de Botafogo, 190. A realização é uma parceria do Consulado do Japão no Rio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Graduado em Direito pela Universidade de Tóquio, Yamagami, em sua palestra, vai fazer uma análise da evolução das relações entre os atores-chave da região, possibilitando melhor entendimento sobre como os padrões emergentes da concorrência econômica e de segurança e a cooperação podem afetar as partes interessadas fora da região da Ásia.
Entre os pontos que serão abordados estão: a transformação das economias do Leste Asiático, incluindo China e Japão (e como eles estão interconectados); com o tema da segurança, serão falados aspectos importantes das relações entre China, Japão, Malásia, Indonésia e outras regiões do Pacífico.

Foco importante sobre os conflitos e a intensificação da cooperação (por exemplo, a questão da Península Coreana e no Mar do Sul da China); e o papel das potências emergentes como Rússia e Índia.

A palestra será em inglês. Informações e inscrições: [email protected]