Papo Concurseiro

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Certa vez recebi e-mail de uma concurseira relatando que havia perdido a determinação, a motivação para estudar e, por conta disso, sua preparação estava rendendo muito pouco. Ela, que estudava oito, às vezes 12 horas por dia, já não estava aguentando uma hora contínua na frente dos livros.

Como ela, sei que existem muitos outros concurseiros, especialmente em face dos acontecimentos e notícias recentes e, por isso, hoje o papo será para essas pessoas.

Às vezes o estudo contínuo e dedicado cansa. A afasia e o desânimo podem ser seu sistema (corpo, alma...) pedindo para ir um pouco mais devagar. 

Não há nada errado em flexibilizar a preparação para um ritmo um pouco mais tranquilo e menos angustiante. Talvez o desânimo seja, ainda, fruto de problemas em outras áreas da sua vida. Como está sua saúde, seu casamento/namoro, sua família? Você tem se exercitado?
Você é capaz de passar, não tenho dúvida disso. É difícil mesmo conciliar todo o mundo com o estudo e ainda ter o mesmo nível de motivação do início da preparação, mas abandonar um sonho é ainda mais difícil. Invista em administração do tempo e revisão do seu quadro horário e não se deixe levar pelas notícias.

Os concursos não podem ser adiados para sempre. Mantenha-se na fila e lembre-se do que diz Fernando Pessoa: “as coisas sempre terminam bem; se ainda não estão bem é porque não chegaram ao fim”.

William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas o best-seller Como Passar em Provas e Concursos. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2, William Douglas - Facebook, Como Passar em Provas e Concursos - Facebook).