![]()
Prefeitura de São Gonçalo lança Portal da Ecologia
Julio Diniz
A Secretaria de Educação, através da Coordenadoria de Educação Ambiental de São Gonçalo lançou na manhã desta segunda-feira (22) o Portal da Ecologia, na Casa do Futuro Thomas Edson, na Rua Lúcio Thomé Feteira, s/n°, no bairro Barro Vermelho. O local terá como objetivo a educação ambiental e cumprirá as seguintes funções: disponibilizar informações, a Biblioteca Ambiental para estudantes, professores e comunidades; estimular processos de reflexão local e a revisão de valores, hábitos e atitudes; promover ações de caráter formativo e desenvolver atividades interpretativas e de sensibilização e de contato com a natureza.
Segundo Lauro Nobre, coordenador-geral de projetos de Educação Ambiental e responsável pelo projeto, será um espaço de lazer, com atividades lúdicas e culturais, onde ainda serão desenvolvidos projetos de pesquisa e de produção do conhecimento.
“O local nos foi cedido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Aqui desenvolveremos políticas públicas ao Meio Ambiente, principalmente com a comunidade do Barro Vermelho. Trabalharemos em integração com parceiros, como o Instituto Baía da Guanabara, a Cedae e Ampla, por exemplo”, contou Nobre.
O Portal da Ecologia funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Promoverá a partir de julho curso de capacitação para professores aplicarem a Agenda 21 nas escolas gonçalenses.
Entre as atividades programadas, palestras e vídeo-debates sobre temas socioambientais que impactem o meio ambiente local, como consumo eficiente de energia, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas e saneamento básico e a promoção de campanhas e ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida local (exemplos: coleta de óleo de cozinha e a seletiva de lixo, além da arborização urbana).
“Lauro é ativista ambiental há mais de 40 anos que agora realizou o sonho de ter um espaço público destinado exclusivamente ao debate e ações ambientais, com apoio da secretaria do Meio Ambiente”, disse Ricardo Harduim, secretário municipal de Meio Ambiente.
O Portal da Ecologia conta com auditório para palestra e exibição de vídeos, biblioteca e computadores disponibilizados a professores, ambientalistas e estudantes. No evento estiveram Ricardo Harduim e representantes do Fórum da Agenda 21 e do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense).
Prefeitura de São Gonçalo lança Portal da Ecologia
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura