No reforço para imunizar a população que ainda não se vacinou contra a febre amarela, este sábado (7) foi o Dia D de vacinação em todos os municípios do Estado. Em Niterói, das 8h às 14h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) equipou 30 unidades de saúde para aplicar a vacina, que continua disponível nos dias de semana, das 8h às 16h.
Até as 11h foram aplicadas 1.011 vacinas pelo município. Era possível também apresentar a caderneta de vacinação para atualização de vacinas pendentes. Na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, o movimento foi tranquilo, sem grandes filas. Duas salas foram destinadas para a aplicação: uma para crianças de até 5 anos e outra para os demais.
Desde março, devido ao aumento de casos da doença em toda a região Sudeste, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou a vacinação para toda a população fluminense. Uma das pessoas que veio se vacinar neste sábado no Sérgio Arouca, o gerente de TI da Associação de Hospitais do Rio de Janeiro (Aerj), Daniel Vellasco, brincou: “Eu falei para o meu avô que é médico que já tinha me vacinado, para ele não ficar preocupado, mas só agora que lembrei de vir me vacinar depois que li a matéria sobre este Dia D”.
A vacina - Em Niterói, já foram imunizadas mais de 160 mil pessoas só este ano e mais de 240 mil nos últimos 10 anos. Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é de dose única.
Reforço no combate contra a febre amarela
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura