RH-LF promove XI Congresso

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para Robson Santarém, congresso trará uma possibilidade de reflexão sobre as transformações do cenário atual

Foto: Evelen Gouvêa

Acontece em Niterói, na quinta-feira, dia 10, o XI Congresso do Instituto de Recursos Humanos do Leste Fluminense (RH-LF), sob o tema  “Num novo tempo... Um novo olhar”. O evento será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, das 8h às 18h, e tem  o objetivo de mostrar para o público, composto principalmente de empresários, especialistas de RH, gestores e estudantes, que o momento atual é de reflexão sobre o que se pode fazer para transformar uma situação desfavorável de crise em oportunidade. 

Para debater sobre o assunto foram convidados quatro palestrantes. O primeiro  será Flávio Almada, engenheiro mecânico e civil, que irá falar sobre o tema central do congresso, buscando redirecionar carreiras e ações no campo profissional. 

“Vou propor reflexões para que possamos estar antevendo o perfil do novo profissional face às transformações sociais e tecnológicas que impactam o campo do trabalho”, afirmou Almada.

Em seguida, se apresentam João Cândido, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo com formação em gestão de negócios pelo IBMEC/RJ e IESE-Barcelona, que falará sobre a forma como se deve olhar os valores para mudar a organização. 

Depois, será a vez de Robson Santarém, mestre em Ciências Pedagógicas com formação holística pela Universidade Holística Internacional (Unipaz); e Alessandro Orofino, mestre em Administração e coordenador na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Segundo Santarém, o evento busca convidar a todos a refletir sobre as grandes transformações que estão acontecendo no cenário atual. 

“Vamos refletir sobre como o processo de coaching contribui para que o coachee, isto é, o cliente, ao vivenciar o processo e se transformar. A pessoa descobre em si mesmo valores, forças e potencialidades, muitas vezes adormecidos, que o auxiliarão a viver os desafios desses novos tempos. Vamos entender o que é e por que não é coaching e como esse processo ajuda as pessoas a saírem do estado atual para alcançar o ideal desejado e se tornarem as melhores pessoas e profissionais que puderem ser”, afirma. 

Além das palestras, serão apresentados alguns “cases de sucessos”, com Jaqueline Marques, graduada em Administração e pós-graduada em Recursos Humanos; Vitor Farias, empreendedor, fundador do Brigadeiro.Club; e Paula Alexandrisky, economista (UFF), especialista em Gestão de Pessoas (FGV/RJ), e Especialista em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras (Grupo Orientando). 

De acordo com a presidente do RH-LF, Edmara Uchôa, o tema escolhido para o evento visa orientar o público a construir um novo olhar para planejar um processo de reinvenção junto à vida profissional e pessoal para atender as necessidades que emergem no momento atual. 

“Percebemos que o mundo mudou e que isso foi possível porque as pessoas ousaram, se arriscaram e reinventaram o seu modo de ver o mundo. Neste congresso contamos facilitar a troca de conhecimentos e conseguir responder diversas perguntas que estão existindo sobre o novo olhar sobre a nossa vida profissional e pessoal”, diz. 

Para o diretor de relacionamento com a imprensa do instituto, Ubiratan Bonino, é hora de pensar no amanhã e o título do congresso já prevê esse objetivo. 

“Esperamos que os congressistas cheguem ao final do evento com a sensação de que valeu a pena, de que o dia investido tenha mudado seu olhar sobre suas oportunidades. Que ele reflita do que é capaz e saia motivado, melhor para enfrentar o dia a dia e consiga se superar”, disse. 

Inscrições - O auditório da CDL, onde será realizado o congresso, fica na Rua Andrade Neves, 31, no Centro de Niterói. As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas no valor de R$ 70,  e por estudantes, a R$ 35.

Os interessados devem fazer depósito identificado na conta do RH-LF (Banco Bradesco: CNPJ 07.130.749/0001-00-Inst. Recursos Humanos do Leste Fluminense; Ag:3071-6; Conta:19.618-5, e enviar uma cópia do comprovante para o endereço eletrônico: [email protected], devendo informar no corpo do e-mail o nome, função que exerce, o número de telefone e o nome da empresa em que trabalha. 

A capacidade do local é de 200 pessoas. Havendo vagas, poderão ser feitas inscrições presenciais.