NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Árvore complica trânsito na Z. Sul

Árvore caiu por volta das 8h na Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco

Foto: Colaboração/Carolina Ribeiro

Uma das árvores tradicionais da Avenida Presidente Roosevelt, no Canal de São Francisco, na Zona Sul de Niterói caiu na manhã desta sexta-feira (18) e interditou as duas faixas de tráfego da via. O trabalho de remoção do tronco demorou cerca de 1h30, deixando o fluxo lento na região. Moradores afirmam que não estava ventando no momento da queda.

A árvore caiu por volta das 7h30, na esquina da Rua Tocantins com a Avenida Presidente Roosevelt e, por pouco, um carro não foi atingido. O motorista, que seguia em um Volkswagen Voyage, conseguiu frear antes da árvore cair e seguiu viagem, alertando agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) sobre a queda.

As duas faixas da pista ficaram interditadas até a chegada dos agentes de trânsito e do Corpo de Bombeiros, responsáveis por iniciar o trabalho de remoção da árvore, liberando uma das pistas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (seconser) foram acionados e finalizaram o serviço por volta das 9h10 após remoção dos troncos e galhos e varrição da avenida.

Com a interdição, o trânsito ficou lento por alguns minutos mas não chegou a causar retenção em outros trechos da cidade por conta do pouco fluxo de veículos na região durante as férias e a abertura do Túnel Charitas-Cafubá. 

Moradores contaram que não estava ventando no momento da queda e especularam que a árvore já estava podre e sem força para se manter. Questionada sobre vistorias na vegetação de Niterói, a prefeitura não respondeu. Questionada, a prefeitura de Niterói informou que  segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) , árvore já estava na programação para ser suprimida. A Seconser possui um levantamento cuja gravidade é ditada por um protocolo de risco. Equipes emergenciais realizaram a retirada e um novo plantio com uma espécie nobre da Mata Atlântica será realizado no local.  

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói já plantou mais de 50 mil mudas em diversos bairros da cidade, através de projetos como o Verdes Notáveis ou de compensação ambiental. Toda a atuação da equipe de arborização é acompanhada por biólogos que seguem protocolo de segurança.

 
Scroll To Top