A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói está envolvida na elaboração de propostas de políticas públicas e novas medidas de segurança para o município. E junto com o Conselho Comunitário de Segurança (CCS) apoia a consulta sobre “O Armamento da Guarda Municipal”, lançado no último dia 22 pela prefeitura, através do movimento “Decide Niterói”. Entendemos que a opinião da população é extremamente importante e que essa consulta permite ainda que as pessoas tenham mais conhecimento sobre como será executado esse armamento e como será a atuação da Guarda.
A sensação de insegurança vem mudando a rotina da população. E essa alteração, como consequência, reflete diretamente na economia, no turismo e também no lazer, com o esvaziamento dos equipamentos públicos. Para Niterói, esse cenário tem se tornado um grande problema. Além da cidade ter investido significativamente em estruturas e em espaços de lazer para toda a família, o comércio, que é o maior gerador de emprego e renda do município, vem sendo duramente prejudicado.
Está cada vez mais difícil sair de casa, independentemente do horário. Todos os dias recebemos informações sobre assaltos e homicídios em diversas localidades da cidade. O crime invadiu o município e estamos todos sujeitos a passar por situações de risco que podem até tirar nossas vidas ou a de quem amamos, como no crime bárbaro contra a aposentada Maria Alcina Queiroz Gil, de 66 anos, que foi assassinada com uma facada nas costas ao lado da sua casa, na semana passada.
Estamos investindo em tecnologia, com a implantação de câmeras de segurança pela cidade e também em prédios e residências, mas parece que os bandidos não se intimidam mais, não tentam nem esconder o rosto, cometem crimes em plena luz do dia e em ruas de grande movimentação, usando armamento pesado.
A população, com medo, só pode lamentar e clamar por justiça e paz. O Estado, falido, não consegue nem manter adequadamente os órgãos de segurança existentes, muito menos investir em novas alternativas. E a prefeitura está tentando suprir essa demanda. E esse é o momento de mostrarmos nossa união e decidirmos por uma mudança importante para a nossa cidade. Então, no dia 29 de outubro, das 8h às 17h, vá até o local de votação e dê sua opinião.
Acredito que chegou a hora de avaliarmos com muita racionalidade o papel da Polícia Militar na segurança, definirmos o que esperamos da PM, e também como o município pode colaborar de maneira mais efetiva com o patrulhamento e a prevenção de crimes na cidade através da Guarda Municipal. O fundamental é darmos esse primeiro passo e votarmos! Vamos juntos.
É preciso discutir novas alternativas para a segurança pública
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura