NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Ação social Resende Cidadã chega à quinta edição

Ação tem por finalidade disponibilizar atendimentos públicos, cultura e lazer

Carina Rocha/Divulgação

Será realizada nesta sexta a quinta edição da ação social “Resende Cidadã”, na quadra situada na Rua dos Girassóis, na Cohab (Conjunto Habitacional), em Engenheiro Passos, distrito de Resende. O evento, que acontecerá entre 9h e meio-dia, é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. 

A ação, que ocorre uma vez por mês, tem por finalidade disponibilizar atendimentos públicos e atrativos de cultura e lazer. Um dos objetivos é estimular o exercício da cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços públicos.

O cronograma inclui o projeto “Brincando na Praça”, desenvolvido pelo grupo “Ser Criança”, Núcleo da Aliança pela Infância em Resende. Também haverá exposição e atividades com o 79º Grupo Escoteiro Agulhas Negras. Às 10h, terá roda de capoeira com o grupo Raiz Negra. Às 11h, é a vez da apresentação da Corporação Musical Educacional Engenheiro Passos (Comeep). A programação contará ainda com orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá, além de equipe pedagógica para informações.

Segundo a diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, a ação foi planejada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, que passou por uma reformulação visando ampliar as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania.

“O intuito da reestruturação foi aumentar o número de serviços oferecidos, além de repaginar a ação para valorizar a questão da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil”, reforçou.

Nesta edição, haverá também: ações recreativas promovidas pela Secretaria de Esporte e Lazer; orientações sobre o programa “Família Acolhedora”; equipe de fisioterapia para análise postural e informações; captação de currículos para vagas de emprego por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego) Resende; aferição de pressão arterial e medição de glicemia com a Atenção Básica de Saúde; e atuação dos profissionais envolvidos nos programas de antitabagismo e saúde bucal, dentre outros.

A Fundação Leão XIII também participará com a gratuidade de certidões e carteiras de identidade. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II marcará presença.

Vale lembrar que estarão envolvidos os seguintes órgãos e serviços municipais: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Itinerante; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); e Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas 

Scroll To Top