Abaixo-assinado pede socorro para escola

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O corpo estudantil da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (Ethel), no Barreto, decidiu promover dois abaixo-assinados cobrando soluções para os problemas relacionados à falta de repasse de verba para o custeio da instituição. Os documentos foram produzidos durante assembléia realizada nesta semana com a participação da direção geral, de professores, do grêmio estudantil, de funcionários terceirizados e de pais de alunos. 

Os abaixo-assinados devem ser entregues à Presidência da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, ainda neste mês. De acordo com a comunidade escolar, a as atividades regulares da unidade têm sido prejudicadas precário fornecimento das refeições, pela falta de recursos para  a manutenção da unidade e pelo atraso no pagamento dos funcionários terceirizados. 

Os professores relatam que os problemas no campus de Niterói se estendem desde o ano passado e, atualmente, as aulas estão sendo ministradas em períodos parciais, devido à falta de alimentação. Funcionários da cozinha informaram que os produtos estocados devem durar apenas até sexta-feira e não há previsão para a entrega de uma nova leva de alimentos.

“Decidimos organizar essa reunião para chegar até instâncias maiores e solucionar um problema que o estado não resolve. A voz da comunidade escolar precisa ser ouvida, porque esses alunos estão batalhando para construir um futuro promissor, mas o estado vem se ausentando dos seus deveres civis. Portanto, vamos recolher o máximo de assinaturas que pudermos para reverter esse quadro da educação,” disse o professor de história Maurício de Souza.

Em nota, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação alegou que o fornecimento da merenda está normalizado na unidade. Já em relação aos problemas estruturais, o órgão garante que, em breve, o governo irá repassar recursos para atender às demandas emergenciais. Ainda segundo a Secretária, o pagamento do salário dos servidores terceirizados está previsto para ser ocorrer até hoje.