Alegria e afeto no Hospital Estadual Azevedo Lima

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pacientes de diferentes alas hospitalares do Heal receberam a visito dos Doutores da Alegria.

Foto: Ascom Gov RJ

Pacientes do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) no Fonseca, em Niterói, receberam uma visita bem diferente nesta terça-feira (20). Os doutores da alegria fizeram a festa na unidade em celebração ao Dia Internacional da Felicidade. 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, a data é comemorada nesta terça. Para lembrar da importância de manter um ambiente alegre e mais leve para os pacientes internados na rede estadual de saúde, a Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde firmou parceria com a ONG Doutores da Alegria, levou o cortejo intitulado 'Poesia ao Pé do Ouvido' aos pacientes do hospital. 

"As unidades SES contam com a parceria de voluntários que fazem toda a diferença no período de internação dos pacientes, levando o sorriso, a arte e uma troca fundamental que pode até auxiliar no tratamento", disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr. 

Os grandes poetas Drummond, Manuel de Barros, Vinícius, Manoel Bandeira, Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros, foram levados ao pé do ouvido através dos poemas interpretados pelos artistas. Eles invadiram os corredores da unidade, além de visitar as alas da pediatria, enfermaria e área administrativas com uma apresentação recheada de música e poesia, promovendo a aproximação entre pacientes e atores, contagiando até aos profissionais da unidade. 

"A emoção que esses artistas levam às nossas unidades é fantástica. Através desse tratamento humanizado podemos proporcionar o conforto emocional e o bem-estar através do bom humor aos nossos pacientes e colaboradores", comenta o coordenador da Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde, Rafael Guedes Fornerolli. 

A ação contou ainda com a participação da Companhia de Teatro Íntimo. Além do Hospital Estadual Azevedo Lima, os Doutores da Alegria pretendem ainda visitar mais outras unidades da rede estadual de saúde ainda este mês. 

A ONG – A organização Doutores da Alegria existe há 25 anos sem fins lucrativos e introduziu a arte do palhaço no universo da saúde. O projeto Plateias Hospitalares, idealizado em 2009, leva a arte e a cultura aos ambientes hospitalares da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Atualmente, a organização possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, além de fomentar em âmbito nacional uma rede de cooperação entre grupos que atuam com artes cênicas, poesia e palhaços em hospitais.