Ano novo, velhos problemas com a chuva

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No bairro Estrela do Norte, 10 casas foram interditadas pela Defesa Civil e por pouco não aconteceu uma tragédia. Famílias deixaram o local às pressas no meio da chuva

Foto: Douglas Macedo

Com a chuva intensa que caiu no Estado do Rio de Janeiro durante a noite do último domingo e a manhã desta segunda-feira (8), Niterói e São Gonçalo entraram em estágio de atenção. Diversas ruas alagaram, e bolsões d’água se formaram nas principais vias de ambos os municípios. Em São Gonçalo, 10 casas precisaram ser interditadas pela Defesa Civil, mas não há informações de feridos. A previsão é de chuva intensa durante toda a semana nas duas cidades. 

Em Niterói, diversos pontos de alagamentos foram constatados, entretanto, segundo a prefeitura, o escoamento se deu de maneira rápida. Até a tarde desta segunda-feira, nenhuma sirene havia sido acionada e a Defesa Civil não havia registrado ocorrências graves. Ainda de acordo com o Executivo, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realizaram a limpeza de rede e canais em alguns pontos da cidade, como a Avenida Visconde do Rio Branco, Roberto Silveira e Rua José Vicente Sobrinho, locais em que o alagamento é constante. Um galho de uma árvore também precisou ser retirado de Icaraí, entre as ruas Gavião Peixoto e Mariz e Barros.

Moradora da Rua Dr. Carlos Halfeld, em Icaraí, há anos, a socióloga Marlise Silva, 77 anos, precisou colocar uma contenção de ferro em seu portão para evitar que a água invada sua casa. Para ela, o problema está no aumento do número de prédios usando a rede e, por conta disso, o alagamento da região é frequente. Uma das vias mais atingidas do bairro é a Rua Gavião Peixoto.

O Rio Imboaçu, no Lindo Parque, transbordou e causou diversos transtornos para os moradores da região

Foto: Lucas Benevides


A Prefeitura de Niterói divulgou que os maiores índices de chuva acumulados nas últimas 24 horas foram registrados no Badu, com 36.3mm, Maria Paula com 33mm e Piratininga, que registrou 28.5 mm. Em casos de acidentes provocados pela chuva, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199. A Companhia de limpeza de Niterói (Clin) também ressaltou a importância de moradores e comerciantes colocarem o lixo nas calçadas próximo ao horário de coleta. Caso contrário, o local pode ser denunciado e a multa é no valor de R$ 1.459,47. 

Em São Gonçalo, os alagamentos da madrugada duraram por toda a manhã e parte da tarde. A Defesa Civil do município informou que recebeu quatro solicitações e, em uma delas, um deslizamento atingiu seis residências, no bairro Estrela do Norte. No local, 10 casas foram interditadas. 

“Começou a chover muito e estávamos na sala quando ouvimos um barulho e achamos que era um trovão. Quando olhamos era o muro que tinha desabado e tivemos que sair de casa correndo, fiquei muito nervosa e ligamos para o Corpo de Bombeiros. Agora estamos dormindo na casa da minha sobrinha.” relatou a aposentada, Maria Lucia D’Amacio de 55 anos que recentemente reformou a sua casa, localizada na Rua Fonseca Ramos. 

O morador Patrick Soares, 27 anos, produtor musical foi outra pessoa que teve sua casa interditada nesta manhã.  

“Durante a chuva o meu quintal acabou desmoronado e no momento estava eu e minha irmã em casa e tivemos que sair correndo da nossa casa, ficamos um pouco desnorteados sem saber o que fazer e ligamos para a Defesa Civil que na manhã de hoje nos informou que seria necessário a interdição da nossa casa. Estamos indo para casa de parentes enquanto aguardamos o que será resolvido”.

No Porto da Madama, equipes também foram acionadas por conta de desabamentos, mas não há informações de feridos. De acordo com o Executivo, o município permanece em estado de atenção e os bairros mais afetados pela tempestade foram Jardim Catarina, Centro, Nova Cidade, Neves, Mutuá, Antonina e Trindade.

Moradores que residem próximo ao Rio Imboaçu, no Lindo Parque, comentaram sobre os problemas. Isso porque o rio, que já está poluído e com muitos resíduos de lixo, enche e transborda, invadindo casas e destruindo pertences. Um dos moradores, que prefere não se identificar, contou que já perdeu um carro por conta de enchentes.

Por conta da chuva e dos bolsões d’água, a manhã desta segunda-feira foi de trânsito intenso nas principais vias de acesso ao Rio de Janeiro, como BR-101, Alameda São Boaventura e RJ-104. O tempo de travessia na Ponte Rio-Niterói chegou a 31 minutos, às 9h. 

Previsão de tempo ruim

A chuva deve se manter firme em Niterói e São Gonçalo durante toda a semana, com 80% de chance de chover em todos os dias até o próximo sábado (13). Para esta terça (9), a previsão é de céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e à noite em ambos os municípios. De acordo com o Climatempo, ambos os municípios devem ter dias nublados e com excesso de nuvens.

Em Niterói, o clima será mais ameno, com temperaturas entre 30 e 22 graus. A máxima de 33 graus está prevista apenas para a próxima segunda-feira (15), quando a previsão volta a ser de chuva. São Gonçalo também apresenta dias mais frescos, com temperatura variando entre 31 e 22 graus. 


( Colaborou Maria Costa)