Artista mirim na luta contra a Aids

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Alex Gomes, Inácio Queiroz e o pequeno Arthur, que se engajou na causa

Foto: Evelen Gouvêa

Nesta quarta-feira (30), véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Grupo Pela Vidda recebeu, das mãos do artista mirim Arthur Goulart, doação de três quadros pintados por ele em homenagem à data. A ideia é que as obras do jovem de 9 anos sejam vendidas ou leiloadas, e que toda a renda arrecadada seja destinada aos trabalhos que desenvolvem junto às pessoas com o vírus HIV. A instituição niteroiense vai ficar com uma das obras e vai encaminhar as outras duas para a Sociedade Viva Cazuza e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia). 

Arthur, que pinta desde os 5 anos, contou que teve a ideia de produzir as três obras depois de ouvir “Pro Dia Nascer Feliz”, de Cazuza. Ao ficar sabendo, pelo pai, do trabalho de instituições que atuam junto a pessoas portadoras da doença que o cantor era portador, resolveu engajar-se na luta contra o vírus.  

“Dei a ideia de pintar esses quadros porque senti vontade de ajudar a causa. No quadro que pintei para o Pela Vidda, fiz o fundo bem colorido para representar a vida, que é alegre e feliz. O laço botei para simbolizar o combate ao HIV”, detalhou. 

Estudante e voluntário do Grupo, Alex Gomes, de 22 anos, adiantou que a ideia é realizar, no ano que vem, uma exposição no Museu do Ingá que vai contar com os quadros doados. O leilão para venda do quadro deve ser realizado durante um seminário no meio do ano que vem. 

“Esse tipo de iniciativa é importante porque, além de prestigiar o nosso trabalho, alavanca nossas ações de forma motivacional e estrutural”, disse. 

Para o diretor do Pela Vidda, Inácio Queiroz, o gesto de Arthur carrega um simbolismo importante. 

“É fundamental vermos novos atores se integrando à luta contra a Aids. Vemos a sociedade banalizando uma doença que infecta, por ano, 44 mil brasileiros, e mata 13 mil. E é muito simbólico receber uma criança que defende a nossa causa”, comentou. 

Outras ações - Ao longo da semana do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, o Grupo Pela Vidda Niterói promove ações de conscientização e combate à epidemia da Aids. Nesta quinta, de 13h às 18h, haverá distribuição de material informativo e testes de fluido oral para detecção do HIV em frente à sede do Pela Vidda Niterói, na Rua Guilherme Briggs, 9, São Domingos. 

Dezembro Vermelho – A Fundação Municipal de Saúde, que comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids realizando ações educativas de prevenção e testes rápidos de Aids e sífilis na população. A campanha terá atividades durante todo o mês, o chamado Dezembro Vermelho.