![]()
Para que não haja complicações no trabalho, a Seconser conta com uma equipe que vistoria e executa a manutenção
Foto: Divulgação
Nas redes sociais ou nas ruas, os comentários sobre a beleza da vegetação niteroiense são muitos. Entretanto, algumas vezes, as grandes árvores da cidade precisam passar por algumas manutenções. De responsabilidade das secretarias de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS) e da concessionária Enel - quando próximas à rede elétrica -, a poda deve acontecer de maneira ordenada e apenas quando prejudicam moradores ou mobiliários urbanos, como postes, sinais, transformadores e fios.
Para que não haja complicações no trabalho realizado, a Seconser, encarregada de realizar o manejo das árvores localizadas nas ruas, conta com uma equipe técnica que vistoria e executa a manutenção das árvores. Entretanto, segundo a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, por quase 50 anos, Niterói recebeu plantios de maneira desordenada, o que prejudicou a localização das árvores em relação aos equipamentos instalados nas ruas.
Por conta disso, a Prefeitura, o Ministério Público e a Enel assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinou a atuação de cada secretaria e da concessionária responsável pela iluminação e fiação. Além disso, também determinou medidas compensatórias para a Enel. Assim, quando uma árvore é suprimida por conta de conflito com a fiação ou transformadores, a concessionária deve doar duas mudas para que a prefeitura realize o plantio. O máximo de supressões que podem ser realizadas em virtude de conflito com o mobiliário da concessionária é, em média, quatro por mês.
“Nós não temos prazer nenhum em retirar uma árvore da cidade, pelo contrário. Cuidamos para que isso não aconteça. Quando realizamos algum trabalho do tipo, nosso biólogo Alexandre Moura faz uma avaliação do local, assim como um laudo que comprove a necessidade. Apesar da comoção que uma supressão causa, não podemos deixar uma árvore comprometida causando riscos à população”, explicou a secretária.
Niterói também disponibiliza o programa Verdes Notáveis, iniciado em 2014, que tem o objetivo de plantar mudas que não atrapalham a situação urbana da cidade, como ipês, pau-brasil e castanha-do-maranhão. São Francisco é um dos bairros que recebem ações do projeto.
As podas e supressões de árvores localizadas nas vias, parques e jardins públicos são de responsabilidade da Seconser e as solicitações podem ser feitas por meio da página da Prefeitura no Facebook e do aplicativo Colab.re. Já as manutenções realizadas em área particular devem ser solicitadas presencialmente, pelo proprietário do imóvel, à SMARSHS, na sede do Executivo, em horário comercial. Árvores localizadas em vias públicas em contato com fiação ou qualquer outro equipamento da Enel devem ser solicitadas à concessionária através de sua Central de Relacionamento: 0800 024 3236.
Beleza que pode se tornar problema
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura