![]()
O investimento total da obra na Zona Norte da cidade de Niterói é de aproximadamente R$ 8 milhões
Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói
Contemplado com obras de urbanização, o Capim Melado, na Ititioca, Zona Norte de Niterói, está próximo de ganhar seu novo centro comunitário, em fase de acabamento. A intervenção integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que ainda inclui melhorias habitacionais em residências da comunidade, revitalização, drenagem e pavimentação das ruas, construção de uma Umei (Unidade Municipal de Educação Infantil), de uma quadra poliesportiva e de campo de futebol. O investimento total é de aproximadamente R$ 8 milhões.
Uma parte significativa das intervenções previstas no projeto foi concluída: a quadra poliesportiva, o campo de futebol e a revitalização – com drenagem e pavimentação em mais de 10 vias da comunidade – já estão prontos. E a obra continua avançando. Com dois andares, o centro comunitário do Capim Melado tem 413,34 metros quadrados e está em fase final de construção. A construção da Umei, por sua vez, começa na próxima semana. O local onde ficará o espaço começou a ser demarcado e a contenção da área já está sendo feita. A creche terá quatro andares, e vai atender cerca de 120 crianças. De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura de Niterói, Vicente Temperini, a previsão é de que até julho de 2018 o PAC da Urbanização do Capim Melado esteja concluído.
“Estamos com desempenho excelente. A obra teve início na gestão do prefeito Rodrigo Neves, e será entregue por ele. São intervenções que eram muito aguardadas pelos moradores da comunidade”, pontua.
Moradoras do Capim Melado há mais de 40 anos, as irmãs Ejucélia e Edinéia Marinho estão entre as beneficiadas com as melhorias habitacionais em suas residências. Cuidadora de idosos, Ejucélia, de 49 anos, recebeu há cerca de um mês a casa concluída após as melhorias habitacionais. Ela, que mora com a filha de 15 anos, defende que a reforma está representando uma melhora na qualidade de vida.
“Antes não tínhamos o hábito, mas agora que temos um espaço novinho, sempre nos reunimos para as refeições. Também ficamos felizes com o banheiro novo, minha filha está adorando, só quer saber de tomar banho de chuveiro. A meta agora é reformar o resto da casa, essas melhorias foram um incentivo para nós”, projeta.
Edinéia, de 48 anos, tem em comum com a irmã mais velha o sobrenome e a profissão. Até agosto, elas também dividiam a cozinha e o banheiro, uma realidade que está prestes a mudar. A cuidadora conta que está ansiosa para ver, na semana que vem, a casa com os novos cômodos.
“Eu tinha um quarto e sala, mas não tinha cozinha e banheiro. Era ruim, porque não tinha esses espaços só para mim. Agora vou ganhar uma independência, um cantinho só meu. Estou me planejando para comprar geladeira, fogão. Vou fazendo tudo com calma”, disse.
Ao todo, 86 casas passarão pelas melhorias habitacionais do projeto, com construção e reforma de banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Desse número, 14 já foram entregues à população, e 10 estão em andamento.
Capim Melado segue com intervenções a todo o vapor
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura