CDL questiona reajuste na conta de luz

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Em resposta a medida de aumento das tarifas de energia elétrica, de 21% para os consumidores residenciais e 19% nas indústrias e comércios, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e já em vigor desde o último dia 15, os comerciantes da cidade já começaram a se mobilizar para retroceder a questão. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói se reuniu nesta segunda-feira (19) com seu departamento jurídico e devem protocolar uma ação contra o aumento nos próximos dias.

De acordo com o presidente da entidade Luiz Vieira, o aumento, que atingirá a todos, não pode ser justificado por investimentos da Concessionária Enel Distribuição Rio, já que a cidade sofre com constantes falhas energéticas que trazem prejuízos ao comércio e à população.

“Se tais investimentos existissem, entendemos que esse custo deveria ser arcado pela concessionária e não pelo consumidor. O aumento atinge a todos nós, o consumidor terá o reajuste da tarifa residencial e ainda precisará arcar com o reajuste incidindo sobre as mercadorias que irá comprar, visto que a indústria repassará o aumento do custo para o comércio e este para os clientes. O efeito disso é a diminuição do poder de compra da população, que acarretará na queda dos investimentos, no aumento de demissões e na diminuição das vendas”, prevê. 

O representante ainda questiona a disparidade no valor do aumento, já que em outros municípios, como no Rio de Janeiro, o reajuste foi de 10 a 11 porcento. Por conta disso, a instituição realizou uma reunião com o departamento jurídico a fim de protocolar uma ação, representando todos os associados das CDLs contra o aumento para os 66 municípios atendidos pela Enel e outros 26 abastecidos pela Light. Enel atende a 3,1 milhões de clientes no estado do Rio de Janeiro.

No próximo dia 11 de abril, às 10h, a entidade realizará uma palestra em parceria com o Sebrae sobre a utilização de energias renováveis em alternativa à ao serviço elétrico fornecido pela Enel. O palestrante será o consultor do Sebrae/RJ, Márcio Américo, especializado no segmento.

“No cenário onde as concessionárias de energia elétrica cobram cada vez mais caro por este produto, torna-se necessário discutir o melhor uso da energia com a adoção de práticas e produtos eficientes, tais quais lâmpadas, chuveiros, eletrodomésticos, etc. Na palestra, serão abordados cuidados que o consumidor deve ter na compra dos melhores equipamentos sob a ótica do consumo de energia, bem como dicas para otimizar seu uso”, explica o especialista. 

O encontro será na sede da CDL, na Rua General Andrade Neves, 31, no Centro de Niterói.