Cedae inicia curso de restauração florestal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Replantando Vida – programa socioambiental da Cedae com foco na ressocialização de apenados e na recuperação ambiental – está realizando a segunda edição do curso de capacitação em restauração florestal, nas dependências da colônia penal agrícola, em Magé. O curso conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e da Fundação Santa Cabrini, responsável pela gestão da mão de obra prisional no Estado do Rio de Janeiro.

O curso de capacitação em restauração florestal termina em 23 de maio. Como forma de trazer diferentes conceitos e metodologias e estimular o pensamento crítico dos apenados, o corpo docente do curso será formado por 19 professores, pesquisadores e profissionais voluntários de diferentes instituições.

O curso de capacitação oferece conhecimento técnico e prático. Desta forma, contribui para o crescimento pessoal, intelectual e profissional dos apenados do programa Replantando Vida. A Cedae é hoje a empresa que mais emprega apenados no Estado do Rio de Janeiro, sendo disponibilizadas 500 vagas de emprego para aqueles em regimes aberto, semiaberto e prisão albergue domiciliar, que saem todos os dias das unidades prisionais ou de suas residências, se dirigem ao local de serviço, e retornam ao final da jornada de trabalho. 

A grade curricular do curso foi elaborada aproveitando a experiência acadêmica dos professores voluntários. O II curso de capacitação em restauração florestal terá sete módulos e carga horária de 122 horas, sendo 62 horas de aula teórica e 60 horas de aula prática. Os módulos abordam as atividades da cadeia de restauração florestal, além da educação ambiental, que é uma atividade cada vez mais presente nas atividades florestais. Nesta segunda edição foi adicionado o módulo.