Charitas: tarifa pode ser reduzida

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Com o objetivo de suprir o aumento de demanda proveniente da abertura do Túnel Charitas-Cafubá, prevista para acontecer no mês que vem, a secretaria de Estado de Transportes anunciou que a tarifa cobrada na estação das Barcas de Charitas, na Zona Sul de Niterói, deve ter seu valor reduzido de forma expressiva ainda esse ano, sendo implantada a cobrança convencional de R$ 5,90.

A ideia foi proposta pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pelo secretário estadual de Transportes Rodrigo Vieira em audiência pública sobre a nova licitação de concessão, por um período de 20 anos, do serviço intermunicipal de transporte aquaviário nas baías de Guanabara e de Ilha Grande.

De acordo com o secretário, para que a mudança seja realizada sem a necessidade de subsídio estatal, seria necessário um aumento de 800% na demanda de passageiros da referida estação. Assim, a mudança só seria possível através de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói, que devem se reunir nas próximas semanas para tratar do assunto.

“Apesar de possuir a tarifa mais alta, a linha de Charitas é deficitária, transportando cerca de cinco mil passageiros por dia. Para se tornar superavitária, é necessário que essa linha passe a atender, em média, 40 mil pessoas diariamente. Vou me reunir com o prefeito Rodrigo Neves para que o município arque financeiramente com essa diferença, caso tal demanda não seja atingida”, disse Rodrigo Vieira, informando também que, com a medida, a estação de Charitas passará a receber embarcações de maior porte.

Criada pela atual concessionária CCR Barcas, a linha de Charitas é seletiva e não possui regulamentação do Estado. Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que está empenhada em garantir essa regulamentação no edital a ser lançado, e que também luta pelo aumento do número de embarcações na estação.

O edital de abertura de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado neste semestre. A previsão do governo é que a mudança de concessionária ocorra ainda nesse ano, em meados de setembro ou outubro.

Projeto – No encontro, o governo estadual relatou o fim da tarifa social (benefício que garante desconto aos usuários que utilizam duas passagens no mesmo dia) a partir de 2019, já que a lei atual prevê tal abatimento apenas até o final de 2018. O deputado estadual Gilberto Palmares (PT), que foi presidente da CPI das Barcas na Alerj, apresentou esta terça um projeto de lei que garante a continuidade desse tipo de tarifa até o fim de 2022.

“Esse meu projeto é uma garantia para o usuário. Em tempos de desemprego em alta, o impacto deste aumento de tarifa para os trabalhadores é imenso”, afirmou o petista, informando também que o projeto solicita que a tarifa social não pode exceder 75% da tarifa de equilíbrio.

São Gonçalo – A partir da assinatura do contrato, a nova concessionária deverá apresentar, no prazo de um ano, estudos de viabilidade para a implantação de linhas conectando a Praça XV a São Gonçalo e Praça XV e/ou Santos Dumont ao Galeão. A concessionária poderá, ainda, propor a criação de novas linhas, desde que dentro da área de concessão, mediante a apresentação de estudo de viabilidade.