Chuva deixa 70 pessoas sem casa em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois da forte chuva que atingiu a Região Metropolitana do Rio, na última segunda, cerca de 70 pessoas precisaram ser alojadas na Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, no bairro Palmeiras, em São Gonçalo. Todos os desabrigados receberam colchonetes, travesseiros, cobertores, alimentos e material de limpeza. Ainda sobre chuva, a prefeitura de São Gonçalo informou que a Defesa Civil tem duas novas ferramentas para ajudar a população a identificar as situações de risco, um aplicativo para celular e uma página no Facebook. 

 Foi informado ainda que a  limpeza dos bueiros e bocas de lobo está sendo realizada nos principais centros comerciais da cidade, além dos bairros Jardim Catarina, Salgueiro, Colubandê, Rocha, Jardim Alcântara, Gradim, Neves, entre outros. Segundo a prefeitura, seus funcionários continuarão  atuando nos bairros mais castigados pela chuva.

Balanço – A Coordenadoria de Defesa Civil informou que foram registradas dez solicitações de Inundação no Jardim Catarina; um registro de alagamento Jockey; um chamado de inundação em Ipiíba; deslizamento no Rio do Ouro; um chamado para Jardim República; uma solicitação para desabamento no Rio do Ouro, Tribobó e Rocha. Todas as equipes do órgão estão mobilizadas para atender a população, já que a  previsão é de chuva forte para os próximos dias. A Defesa Civil mantém-se em estágio de Alerta na cidade. 

De acordo com a geógrafa do Setor de Mapeamento da Defesa Civil, Ana Carolina Barbosa, o volume das chuvas na cidade apresentaram os maiores índices do ano.

O órgão recomenda, ainda,  que os munícipios fiquem atentos caso algo de anormal seja registrado durante ou após fortes chuvas. A orientação para a populçação é abandonar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 2601-0199, ou ainda, pelo aplicativo para celular ou a página no Facebook.Nesses casos, as famílias devem procurar abrigo em locais seguros. 

De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, o órgão vem intensificando os trabalhos de prevenção através de treinamento nas escolas, com o “Defesa Civil nas Escolas” e pelo mapeamento detalhado dos riscos geológicos e hidrológicos do município e finalização do Plano de Contingência para as múltiplas ameaças.