Circuito Ecológico de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com direito a subidas e cinco horas de duração, a trilha vai exigir muito dos participantes que toparem o desafio

Foto: Divulgação

O passeio ecológico guiado pela prefeitura deste sábado (23) é para quem tem preparo físico. Afinal são cinco horas de duração na travessia Silvado-Espraiado, uma das trilhas mais pesadas do Circuito Ecológico de Maricá, com 9 km e subidas íngremes, que exige muita disposição dos participantes. Mas o esforço da caminhada tem uma recompensa perfeita no final: uma visão privilegiada do alto da Serra da Chuva – com 580 metros de altitude. O percurso também inclui passagem por córregos, construções centenárias e passeio na Área de Refúgio da Vida Silvestre, onde ficam alguns animais da fauna da Mata Atlântica.

Mas atenção: as inscrições são gratuitas e abrem a partir das 12h desta quarta-feira (20/09) na Unidade de Conservação do Espraiado (Rua Thomas Colaço, s/nº) ou pelo telefone 2648-6752. O atendimento acontece até sexta-feira (22/09) durante o expediente municipal (8h às 17h) ou enquanto as vagas estiverem disponíveis – são 20 no total. É imprescindível preencher um termo de responsabilidade com endereço e o número da identidade – o circuito não é recomendado para cardíacos.

O ponto de encontro será na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, às 7h20. Após o almoço, o retorno à rodoviária será feito de ônibus. A orientação é que os aventureiros usem calça comprida e camisa de manga comprida, trajes de banho e calçado apropriado.