Comércio niteroiense comemora movimento

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Getúlio Pimenta, que tem banca em Icaraí, diz que procura por flores aumenta 80%

Evelen Gouvêa

A poucas horas do Dia das Mães, comemorado amanhã, comerciantes continuam com grandes expectativas de venda ao longo deste final de semana. Após bom movimento nos últimos dias, lojistas acreditam que hoje será ainda melhor. Sindicatos estimam um aumento de pelo menos 5% no comércio. Já o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) calculam que será a maior alta das vendas dos últimos cinco anos.

A ornamentação para o Dia das Mães, em Niterói, inclui cartazes, adesivos e muitos corações. O shopping Center Icaraí, na Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na Zona Sul, foi um dos pontos que não deixaram de homenagear as mamães. Membro da administração, Ney Macedo, de 80 anos, opinou que a decoração serve como um atrativo para a clientela.

“Decoramos sempre. Este ano, colocamos um DJ durante a semana e hoje terá música ao vivo durante o dia. Além disso, distribuiremos rosas para que as mamães se sintam bem aqui. No último ano, a data teve vendas melhores, porém, desta vez deve superar essa marca”, acredita. 

Apesar dos sindicatos apontarem que os segmentos de moda, eletrodomésticos, higiene pessoal e eletrônicos são os mais procurados, as flores também fazem sucesso. O florista Getúlio Pimenta, 62, está há 18 na esquina entre a Moreira César e a Rua Belisário Augusto, e conta que a data é sempre a de maior movimento, com aumento de 80% nas vendas. 

“Cada ano é diferente. Vendemos muito no sábado e no domingo, pois sempre deixam para a última hora. As mais procuradas são rosas, tulipas, orquídeas e lírios, e nosso público é variado, vem criança, idoso, homem e mulher”, conta. 

Nas lojas do Centro, também é grande a busca por presentes

Evelen Gouvêa

Pelo Centro, as vendas também impressionam. O Pop Mall, ao lado das barcas, realizou nesta semana um desfile com as roupas de suas lojas que são tendência, tanto para as mães, quanto para os mais jovens, com o objetivo de incentivar o comércio. Segundo a gestora comercial do espaço, Raquel Gomes, a iniciativa deu certo e atraiu novos clientes. 

“Será nosso primeiro Dia das Mães de portas abertas e estamos muito animadas. É uma das melhores datas comerciais do ano! Nossas vendas nesta semana triplicaram, principalmente, com o evento do shopping, que o movimento cresceu e ajudou bastante”, comenta Camilla Vaz, sócia da Mitta, uma das lojas do espaço. 

Mãe de dois meninos, um de 3 anos e um de 5 meses, a turismóloga Anne Leite, de 29 anos, ainda recebe os mimos do Dia das Mães do seu marido. Os presentes são sempre relacionados à estética.

“Compro lembranças para minha mãe e avó, e ainda ajudo meu marido a escolher algo para minha sogra. Adoro as festinhas na escola”, ressaltou. 

Expectativa – De acordo com o Sindilojas Niterói, nesta última semana, conforme já era esperado, o movimento de vendas aumentou a cada dia, sobretudo com a aproximação da data. A expectativa é que hoje seja o pico de movimentação. Para o sindicato, o desembolso médio será de R$ 100 por presente. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói também apontou que as vendas continuam dentro das expectativas do comércio e que, por conta de uma cultura do brasileiro, de deixar as compras para a última hora, sábado e o próprio domingo serão dias importantes para o resultado geral final de vendas.