Combate ao trabalho infantil é debatido

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O plenário da Câmara de vereadores de Niterói foi palco, nesta quarta-feira (17), do debate “Combate ao Trabalho Infantil e o Processo de Escolha do Conselho Tutelar”. O evento, organizado pelo vereador Bira Marques, contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e cerca de 60 participantes, incluindo adolescentes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O debate foi motivado pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, ocorrido em 12 de junho.

“A sociedade precisa cada vez mais valorizar a escola e entender que o trabalho na infância diminui as chances de desenvolvimento das crianças no futuro”, destaca Bira Marques.
Em paralelo, o vereador propôs a discussão sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares que está com inscrições abertas até o próximo dia 26.

 O presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Juarez Marçal Filho, parabenizou a iniciativa e destacou a importância dos temas abordados.

“Quando você tem uma casa legislativa trazendo o debate sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares é extremamente louvável, porque nós não temos esse debate em outras cidades. O Conselho Tutelar é o órgão que zela pelos direitos das crianças e dos adolescentes, mas é preciso ter uma rede de proteção articulada, que possa ser acionada e fazer o seu papel”, disse Juarez.