Começa a disputa para o Parlamento Juvenil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 A disputa por uma vaga no Parlamento Juvenil 2016 começa hoje. Alunos de escolas públicas da rede estadual vão às urnas para escolher seus candidatos em uma disputa eleitoral acirrada. Algumas escolas tiveram 14 inscritos, como o CE Ministro Jose de Moura e Silva, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. No primeiro turno são escolhidos os candidatos dentro das escolas, e no segundo, que será dia 20 de Julho, são eleitos os candidatos de cada município.

“Todos os alunos da rede estadual votam, já cumprindo o papel de cidadão participativo, consciente, que gera reflexão. Amanhã (hoje) cada escola elege seu representante, que tem uma responsabilidade grande, não só de representar mas de fazer toda a escola e todos os estudantes participarem do que é o Parlamento Juvenil”, disse o coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSol).

Recorde –  O PJ é um projeto da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que tem o objetivo de aproximar os jovens da política. A edição deste ano teve recorde de inscrições, com 625 estudantes, de 289 escolas do estado.

Os candidatos são estudantes da rede estadual, de 14 a 17 anos, que cursam o 1º ou 2º ano do ensino médio e que tentarão vencer as eleições para representar suas cidades na Alerj, em novembro. Eles vão viver a rotina de um deputado estadual durante uma semana, com direito a discutir e apresentar projetos que podem virar lei. As inscrições foram feitas, pelo segundo ano consecutivo, pela internet, no site do projeto. A capital é o estado com o maior número de candidatos, 66 ao todo, seguido de Duque de Caxias (46) e Sapucaia (28).