Comperj: 5 mil vagas em 2018

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Rodrigo Neves reforçou o pedido para que seja usada mão de obra local

Foto: Marcelo Feitosa

A retomada das obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí vai gerar 5 mil vagas de empregos diretos a partir do segundo semestre de 2018. O anúncio, feito após estudos, foi dado nesta quinta-feira (14) pela Petrobras durante reunião em Maricá que contou com prefeitos dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste). 

A programação faz parte da Petrobras Rota 3, projeto de três anos que embarca as construções de um conjunto de dutos, gasodutos e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do projeto Comperj. O Rota 3 será responsável pelo escoamento da produção da Bacia de Santos.

Com isso, todos os 15 municípios do consórcio terão arrecadação, nos próximos três anos, de pelo menos R$ 200 milhões de Imposto sobre Serviço (ISS) da Petrobras.

O prefeito Rodrigo Neves, presidente do Conleste, reforçou o pedido de que haja contratação de mão de obra local. Para ele, a arrecadação do ISS deverá gerar investimento nos próprios municípios e na qualificação dos trabalhadores.

“Esse foi um dos anúncios mais importantes dessa reunião. Por isso, é dever de cada município saber gerenciar esse dinheiro, saber investir esses recursos na qualificação e preparação técnica desses trabalhadores, para que evitemos buscar profissionais apenas de outros estados”, disse Rodrigo.

Para Dr. Sadinoel, prefeito de Itaboraí, o anúncio das vagas de emprego veio em boa hora. “Só Itaboraí perdeu 13 mil vagas. Qualquer anúncio de geração de empregos é bom para a região. Vamos continuar insistindo com a Petrobras para priorizar os moradores do Conleste. É bom lembrar que mais vagas serão geradas”, defendeu o prefeito, que irá a Brasília em janeiro para buscar recursos para investir no Instituto Federal Fluminense de Educação Ciência e Tecnologia (IFF) do município. 

Participaram da reunião as cidades de Araruama, Cachoeira de Macacu, Casemiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Frigurgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.