![]()
Liberação das pistas no sentido Niterói devem ter início hoje, segundo informações da concessionária que administra a via. O acostamento seguirá interditado
Lucas Benevides
Apesar da promessa de retirada da faixa reversível instalada na altura do km 320 da BR-101, na Avenida do Contorno, na pista sentido São Gonçalo, segue operando exclusivamente para o tráfego de veículos pesados. A previsão da Arteris Fluminense, concessionária que administra o trecho da rodovia, era de que a partir desta sexta-feira (26) fosse retomada a configuração total de tráfego, com três faixas de rolamento mais acostamentos em ambos os sentidos.
Porém, a concessionária anunciou o novo prazo de que a partir da madrugada desta sábado (27), após concretagem complementar no viaduto do km 320,9, estariam liberadas as três faixas de rolamento da pista sentido Niterói, com apenas o acostamento interditado.
A justificativa da Arteris Fluminense para a manutenção da faixa reversível é a conclusão dos serviços da parte inferior do viaduto. A conclusão do serviço está prevista para 30 dias. O redutor de velocidade sobre o viaduto também será mantido, além da restrição de tráfego no acostamento sentido Niterói.
A conclusão das obras é aguardada desde o fim do carnaval, quando a concessionária havia anunciado que fecharia o fluxo de veículos no trecho para finalizar a intervenção e liberar as faixas. E as constantes mudanças no planejamento da obra têm deixado muito motoristas confusos.
“Cada hora é um prazo diferente. Não me surpreende porque não se cumpre prazos nesse País. O trânsito na Contorno é muito pesado, mesmo saindo mais cedo que o normal de casa, pego engarrafamento e chego atrasado no trabalho praticamente todos os dias. Alguma coisa precisa ser feita de imediato”, disse o analista de sistemas, Felipe Baptista.
De acordo com a Arteris Fluminense, na última segunda-feira (22) foram iniciados os ensaios de resistência e a compressão do concreto, com prazo de sete dias visando a liberação total da obra.
Trânsito - Motoristas encontram trânsito lento nas principais vias que dão acesso à Niterói, na manhã desta sexta. Na BR-101, o fluxo era intenso do km 314 (Boa Vista) ao km 320 (Barreto), durante boa parte da manhã de sexta, devido ao fluxo intenso de veículos em direção à Niterói.
A Alameda São Boaventura, na Zona Norte de Niterói, apresentou fluxo lento em toda a sua extensão, no sentido Niterói. Motoristas que seguiam para São Gonçalo encontram trânsito livre.
Nas primeiras horas do dia, a Avenida Marquês do Paraná, no Centro, contou com trânsito intenso no sentido Rio e Icaraí. Assim como na Avenida Visconde do Rio Branco, também no Centro, o trânsito fluiu com retenções.
Já a Avenida Roberto Silveira permaneceu com trânsito pesado ao longo de toda a manhã, assim como a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, ambas em Icaraí, Zona Sul de Niterói.
Ponte - Na Ponte Rio-Niterói, motoristas encontraram lentidão em diversos pontos da via, no início da manhã. De acordo com a Ecoponte, concessionária que administra a ponte, o tráfego no sentido Rio, por volta de 8h, contou com tempo médio de travessia de 25 minutos, com retenções dos acessos à grande reta. No sentido Niterói, a travessia ficou na média de 13 minutos, sem grandes retenções.
Contorno tem nova data para liberação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura