CPI de concessionária é pedida na Câmara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ampla foi entregue na tarde desta quinta-feira (25), pelo vereador Leonardo Giordano (PT), durante sessão plenária na Câmara de Niterói. O documento, que tem 15 assinaturas, foi apresentado à Mesa Diretora para escolha dos membros. Os líderes das bancadas têm o prazo regimental de até 15 dias para indicar os quatro integrantes da CPI, que irá investigar as denúncias e os serviços prestados pela concessionária de energia elétrica em Niterói.

O requerimento, que solicitava a instalação da CPI, foi protocolado no início do mês e dependia de sete assinaturas para obter aprovação. Na tarde desta quinta-feira, o pedido foi entregue à vereadora Priscila Nocetti (PSD), que presidiu a sessão plenária, e encaminhado para a Mesa Diretora. Nos próximos dias, os líderes das bancadas irão decidir os cargos e as delegar as funções dos quatro membros que irão atuar na comissão. 

De acordo com o vereador Leonardo Giordano, uma das ações prioritárias para o andamento da CPI é a captação de apoio externo à Câmara. O parlamentar explica que, após a definição dos representantes, os membros devem solicitar o pedido de apoio do Ministério Público, da Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), do Sindicato dos Eletricitários, Câmara  Federal.

“Temos o interesse de formar uma comissão técnica para ampliar a força do Poder Legislativo e pressionar a concessionária a oferecer melhorias para a população. Através dessa medida, teremos acesso aos ofícios e dados da empresa. Além disso, a CPI também nos concede o direito de obter informações detalhadas sobre os procedimentos realizados pela empresa na cidade”, afirmou o parlamentar.

Durante a sessão plenária, o vereador ressaltou que a concessionária propôs a formação de um grupo de trabalho, para que os membros da CPI possam acompanhar os serviços prestados pela empresa no município.  A medida visa fiscalizar semanalmente o trabalho da concessionária e minimizar as falhas técnicas.

O acordo será fechado assim que comissão for definida.