NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Criançada participa de pedalada

Pedalada pelo Campo de São Bento é embalada por canções infantis que saem de caixa de som acoplada à bicicleta

Marcelo Feitosa

Continuando as comemorações do mês das crianças, o Pedal Sonoro – coletivo que se reúne uma vez por mês para pedalar por bairros de Niterói – realizou neste sábado (17) o Pedalzinho, no Campo de São Bento, evento que reuniu dezenas de crianças no tradicional parque de Icaraí. Essa foi a quarta edição do evento voltada para os pequenos, que estimula também brincadeiras variadas como bambolê, pular corda, bolinha de gude, elástico, amarelinha, entre outras atividades. 

“Temos um público muito familiar e queremos trazer mais crianças para pedalar conosco. O Pedalzinho ajuda os pais a ensinarem os filhos como retirar as rodinhas e começarem a pedalar, além dos diversos tipos de brincadeiras. A maioria das pessoas nos acompanham pelas redes sociais e os eventos sempre são um sucesso. Tentamos unir diversão e educação”, comentou Vivian Garelli, uma das organizadoras do evento no parque da Zona Sul. 

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre adultos e crianças. O passeio de bike com os pequenos consiste em uma volta no Campo de São Bento acompanhando uma bicicleta com uma caixa de som acoplada, tocando músicas infantis. A pedagoga Jane Marchon e o marido Helton Celestino são de Itaboraí, mas, sempre que possível, acompanham o coletivo nos encontros, para a felicidade da filha Rara, de 6 anos, que gritou de longe: “Sou muito pedaleira”. “Ela é super esportista e adora andar de bicicleta. Acho que brincadeira é cultural, nós, pais, é que temos a obrigação de apresentar para eles as brincadeiras que conhecemos. Por isso, fazemos questão de trazer a Rara a esses eventos, para apresentar para ela outras formas de se divertir. Ela precisa passar por esse tipo de experiência, de ter contato com outras crianças para se desenvolver melhor”, ressaltou Jane. 

A professora Jaqueline Brito, mãe da Júlia, de 3 anos, e do Gabriel, de 1, enfatiza ainda a importância dos momentos em família proporcionados por esse tipo de evento. “Estar em um espaço ao ar livre e brincar na terra, ao lado de outras crianças, é muito bom e só fortalece nossa relação como família. Eu e meu marido fazemos questão de sair com eles aos fins de semana desde que nasceram. Sair um pouco de casa e da tecnologia e recuperar brincadeiras que eu praticava quando criança é muito bom também”, assumiu Jaqueline.

Quem também participou do evento foi o designer David Rosenchan, de 44, ao lado da filha Laila, de 5, moradores de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

“Ela está aprendendo agora a se equilibrar na bike.” 

Scroll To Top