Defesa Civil interdita o Museu Nacional

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os técnicos verificaram que, internamente, existe um grande risco de desabamento, que pode ocorrer com a queda de trechos remanescentes de laje, parte do telhado que caiu e paredes divisórias do prédio

Foto: Divulgação/Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), informa que mantém interditado o prédio do Museu Nacional após o incêndio ocorrido na noite deste domingo (2). O órgão realizou uma nova vistoria no local na manhã desta segunda-feira(3). 

Os técnicos verificaram que, internamente, existe um grande risco de desabamento, que pode ocorrer com a queda de trechos remanescentes de laje, parte do telhado que caiu e paredes divisórias do prédio. Na área externa, contudo, devido à espessura das fachadas, não há risco iminente. Entretanto, foram constatados problemas pontuais, como queda de revestimento, adornos e materiais decorativos (estátuas) fazendo com que a área de projeção das fachadas também permaneça isolada.

Base avançada - A Defesa Civil mantém, desde a noite de domingo, uma base avançada de comando na Quinta da Boa Vista. Ao todo, cinco técnicos (um deles, engenheiro) participaram, ao longo da noite e madrugada, das ações de combate ao fogo e rescaldo junto ao Corpo de Bombeiros e demais órgãos.

Combate a incêndio - Em outra frente, a Defesa Civil vinha ministrando treinamento básico com o objetivo de capacitar 200 funcionários do Museu Nacional e nos princípios de combate a incêndios. A parceria, inédita, foi iniciada em março deste ano e oferecia noções preventivas básicas de segurança de instalações. Neste tipo de treinamento (que segue o padrão dos cursos ministrados pela Defesa Civil para instituições públicas) constam aulas teóricas sobre prevenção de riscos e acidentes, além de aplicação prática de conhecimentos, onde os participantes aprendem as regras de manuseio de extintores e botijões de gás. No último dia 16, o órgão capacitou 20 funcionários, integrantes da quinta turma do curso.