Detran realiza campanha contra o Aedes aegypti

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran aderiu à força-tarefa do Governo do Estado contra o Aedes aegypti, promovendo, nesta quinta-feira (25), na sede do departamento, uma palestra com orientações e medidas de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No evento, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e voltado aos funcionários do departamento – principalmente, aos que trabalham nos postos de vistoria, habilitação e identificação civil e nos depósitos de veículos –, foram apresentadas a origem do mosquito, suas formas de procriação e os meios de evitar sua proliferação. A ideia é que esse grupo se transforme em multiplicador, não só no seu ambiente de trabalho, como também em casa.

Um dos pontos altos do encontro foram as dicas passadas pelos agentes para combater o mosquito como manter as caixas d’águas vedadas e não deixar acumular água em pneus e nas bandejas de ar condicionado, entre outras.

"Os donos de geladeiras de descongelamento automático (frost free) devem ter cuidado. A água acumulada na bandeja externa geralmente não é vista e, consequentemente, fica muito tempo sem limpeza, tornando-se ambiente perfeito para o Aedes aegypti", explicou Edmar Siqueira Lobo, assistente-técnico da Secretaria de Saúde, que ministrou a palestra no Detran.

Também foram tiradas dúvidas sobre os sintomas dos três vírus e os modos de tratamento de cada um. Foram levantadas, por exemplo, questões sobre a microcefalia em bebês cujas mães tiveram zika na gravidez e a síndrome de Guillain-Barré.

"A palestra é muito importante nesse momento em que esses vírus estão se espalhando, sobretudo com a proliferação do mosquito", disse Cosme Alves Siqueira, atendente do posto de habilitação do Detran de Niterói, que participou do evento.