Dia do trabalhador

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Esta semana comemoramos, no dia 1º de maio, no Brasil e em vários países, o Dia do Trabalho. A História remonta ao ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos), quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias, e ocorreu uma grande greve geral dos trabalhadores, que provocou a morte de alguns deles.

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, somente em 26 de setembro de 1924 esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que a estabeleceu como feriado nacional, destinada à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Nas décadas de 1930 e 1940, o então presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a ocasião para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. 

Assim, o caráter de protesto do 1º de Maio foi deixado de lado, passando a assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador” e, em 1º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Hoje assistimos a um verdadeiro ataque aos direitos trabalhistas e também à tentativa de enfraquecimento da Justiça do Trabalho, circunstâncias que nos levam a retroceder nos avanços conquistados ao longo do tempo.