A Prefeitura de Niterói vai abrir um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua que sejam usuárias de drogas. A informação do coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foi dada no encontro mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública, nesta quarta-feira (6) na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O tema tratado foi o aumento no número desta população em Niterói.
De acordo o secretário, a decisão de criar o centro é resultado de reuniões e ações da prefeitura para solucionar o problema da presença de usuários de drogas e das pessoas em situação de rua na cidade. Um dos motivos atribuídos para o aumento dessa população seria o oferecimento, por parte dos niteroienses, de comida e dinheiro para essas pessoas.
Segundo Moraes, por lei, os usuários de drogas são recolhidos e encaminhados para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, já que a decisão de internar ou não o indivíduo é da saúde mental. Porém, a recomendação dos médicos da área seria a de não internar e encaminhar para o tratamento ambulatorial, o que dificultaria o tratamento deles, levando o usuário de volta para a rua.
“Conseguimos no ano passado fazer algumas reuniões com a Secretaria de Saúde de Niterói e, como resultado, fui informado que o órgão está preparando um novo equipamento para ter condições de acolher esse público específico, pois cada unidade tem o seu propósito”, disse o coronel, ressaltando que as ações de prevenção e acolhimento têm sido feitas.
Segundo a Prefeitura de Niterói, um projeto de ampliação no atendimento de usuários de álcool e outras drogas, com a abertura de um Centro de Atenção Psicossocial AD III, está em fase de elaboração.
Drogas: Niterói dará acolhimento a usuários em situação de rua
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura