Ecobarreira mais resistente vai contribuir para limpeza de praia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dispositivo será instalado no canal pela Águas de Niterói, que fará manutenção. A prefeitura irá retirar o lixo

Marcelo Feitosa

O descarte irregular de lixo na Praia de São Francisco, na Zona Sul da cidade, pode estar com os dias contados. Atualmente, para conter o lixo acumulado  há apenas uma ecobarreira no canal de São Francisco para impedir que alguns resíduos cheguem ao mar. É um dispositivo utilizado em rios para fazer a retenção do lixo, impedindo que o material polua o mar. 

O vice-prefeito de Niterói,  Axel Grael, conta que o bloqueio atual  não é suficiente para barrar a grande quantidade de lixo e, por conta disso, uma nova ecobarreira será colocada no local através de uma parceria firmada com a concessionária Águas de Niterói. 

A empresa já substituiu os cabos guia e as fitas de fixação da rede da ecobarreira e até o final do mês irá trocar a rede atual por outra mais r resistente. A manutenção será feita pela concessionária Águas de Niterói e a prefeitura ficará responsável pela retirada do lixo.

Dessassoreamento – Segundo Axel Grael, até o segundo semestre a empresa vai instalar uma caixa de sedimentação, com a função de reter a areia trazida pelo mar, impedindo o assoreamento do canal de São Francisco e evitando a obstrução do sistema de tratamento. De acordo com o vice-prefeito,  semanalmente uma equipe da prefeitura  faz a limpeza do local manualmente e, após a instalação da caixa, todo o sedimento poderá ser retirado de forma mecânica.

“A ecobarreira que existe hoje foi colocada por voluntários do Projeto Grael e vamos substituí-la por um método mais confiável e resistente. Será feita industrialmente e vai conseguir reter maior quantidade de detrito”, explica Axel.

Enseada Limpa – A Águas de Niterói e a Prefeitura desenvolveram o Programa Enseada Limpa, que tem como objetivo buscar a  despoluição da Enseada de Jurujuba. O intuito do programa é fazer com que a enseada seja a primeira área da Baía de Guanabara a ser totalmente despoluída. 

Além de melhorar a qualidade das águas, o programa promete preservar o meio ambiente em geral e, sobretudo, focar a qualidade de vida da população através de ações de urbanização e de saneamento.

O Progarama Enseada Limpa tem como base territorial a bacia hidrográfica da Enseada de Jurujuba, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras.