Emoção e fé no Dia de São João, padroeiro de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Centenas de fiéis participaram da primeira missa do dia em celebração ao padroeiro de Niterói, às 8h, na Catedral Metropolitana de São João Batista

Evelen Gouvêa

A tradicional procissão no Dia de São João Batista, padroeiro de Niterói, reuniu cerca de 600 fiéis que acompanharam, mesmo embaixo de chuva, a imagem do santo pelas ruas do Centro da cidade. Segundo o padre Wallace dos Santos, pároco da Catedral Metropolitana de São João Batista, as seis missas realizadas nesta quarta-feira (24), levaram quase 10 mil pessoas à igreja.

“Um pouco antes da procissão, caiu uma chuva muito forte e fez com que muitos fiéis fossem embora. Ainda assim conseguimos reunir bastante gente para nos acompanhar durante a caminhada”, relatou o padre.   

Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói, que celebrou a última missa, disse ao chegar na Câmara de Vereadores, que o mundo precisa de segurança, harmonia e paz.

“Agradeço ao vereador e presidente da Câmara Paulo Bagueira por esta homenagem à nossa igreja. O santo que também é padroeiro da cidade está em festa e continuamos orando por Niterói e por todos que moram aqui”, disse.

A devota Jecilene Souza da Silva disse que acompanha a procissão há mais de 10 anos e relata que já teve alguns milagres atendidos em sua vida.

“Estava com o risco de perder o meu apartamento, rezava todos os dias pedindo uma luz, e, no dia que eu pus um terço na minha mão para dormir, eu fui atendida. No dia seguinte ao acordar, o terço estava pendurado na minha cabeceira e pouco tempo depois conseguiu reverter a situação do meu apartamento. A partir deste dia, nunca mais retirei o terço”, contou, emocionada.

Fieis acompanharam a imagem de São João pelas ruas do Centro da cidade

Douglas Macedo

No caso de alguns fiéis, a devoção ao santo é de família. “Meu pai era devoto de São João Batista, e também passei a ser, devido às graças que ele me concedeu. Hoje estou aqui para que o santo interceda pela saúde de um grande amigo meu. Infelizmente não consegui acompanhar a missa do Dom José Francisco porque estava no hospital fazendo uma visita a ele. Todas as vezes que pedi saúde ao santo, eu fui atendido”, contou Fernando Francisco, que há 15 anos participa da procissão segurando uma vela acesa na mão durante todo o trajeto.

Missas – Centenas de fiéis participaram da primeira missa do dia, em celebração ao dia de São João, padroeiro de Niterói, às 8h , na Catedral São João Batista, no Centro da cidade. A forte chuva atrapalhou a montagem das barracas de comidas típicas para os festejos juninos, mas não impediu os devotos de celebrarem o santo.

Segundo a Igreja, 20 mil pessoas participaram das celebrações, que começaram no último dia 15 com uma novena entre fiéis e terminaram com a procissão.

Neusa Bulhões, de 75 anos, é devota de São João e frequenta a catedral. Mesmo com a chuva, ela não deixou de homenagear o santo pelas graças recebidas.

“Eu tive câncer em 2013 e fiquei sete meses fazendo tratamento. Perdi o cabelo na quimioterapia e as coisas estavam muito complicadas. Então, eu fiz um pedido a São João. Orei, pedi que eu me recuperasse e, se ficasse totalmente recuperada, ajudaria na festa do padroeiro. Consegui me curar do câncer no fim de 2013 e na festa de 2014 ajudei a montagem da festa. Esse ano novamente estou aqui celebrando essa data que é tão especial e importante para mim”, comenta a fiel.

Ao meio-dia, foi servido o tradicional angu à baiana, preparado por membros da igreja. Também foram ministradas missas na Catedral às 9h30, celebrada pelo arcebispo emérito dom frei Alano, 11h, 14h e 15h30.

O padre Wallace dos Santos falou sobre a importância de São João Batista na vida dos católicos.

“É um santo muito querido. Dentro da história, ele é considerado o maior dos profetas porque foi ele que apontou para Jesus e falou: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Por isso na imagem do santo sempre aparece aos pés, um cordeiro sendo apontando. A festa em homenagem a São João é muito popular e reúne muitos devotos”, explica.

(com Márcio Bulhões)