Empreendedorismo em mais 45 escolas do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Este ano, mais 45 escolas da rede estadual contarão com Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral em sua grade curricular. A iniciativa – que começou em 2016 com 37 unidades e foi ampliada em 2017 – alcançará 82 colégios estaduais, localizados em 33 municípios. A medida é aportada pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).

“É importante lembrar que essas escolas contarão com carga horária adicional de Português, Matemática e Inglês durante todos os anos do Ensino Médio. Neste primeiro ano de implementação, a Educação já tem bons exemplos de unidades da capital e do interior onde os alunos estão mudando sua forma de pensar e visualizando que essa proposta de ensino tem um potencial que contribuirá muito para o futuro”, afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer. 

Para o diretor do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro, a iniciativa está mudando a vida dos alunos da instituição. 

“O aprendizado tem que fazer sentido. O empreendedorismo satisfaz essas condições”, disse Willmann Costa. 

Professora de Artes e de Empreendedorismo do colégio, Luanda Oliveira,  explica que, no primeiro ano, o trabalho foi despertar o conceito do que é empreender. Segundo ela, alunos já buscam ideias para o negócio de suas famílias. 

“Eles iniciam o aprendizado vendo planejamento financeiro em casa e  verificam o quanto seus pais recebem e como são gastos os recursos”, explicou a professora. 
O aluno Jorge Matheus, de 17 anos, também usa o conceito para ajudar em casa e multiplica, desta forma, o conhecimento que vem da sala de aula. 

“Com as aulas, aprendi que receitas e despesas precisam andar juntas. Hoje, vejo o que “custo” para os meus pais”, disse o jovem Jorge Matheus.