![]()
A Prefeitura de Niterói informou que ainda está analisando o que será feito para resolver o problema
Foto: Evelen Gouvêa
Visitantes da Praia da Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, continuam sofrendo riscos ao andarem pela orla da praia. Isso porque a encosta próximo à beira-mar está desabando aos poucos e a grade de contenção que protegia o local contra o rolamento de pedras se rompeu. Os resquícios do arame permanecem no local. A Prefeitura de Niterói informou que ainda está analisando o que será feito para resolver o problema.
Para proteger a encosta, foi instalada, há alguns anos, uma estrutura chamada gabião, uma proteção de aço que ganha forma e torna-se sólida apenas quando as pedras preenchem todo o espaço. Entretanto, as armações instaladas no trecho da praia próximo à ponte que dá acesso à Ilha de Boa Viagem já cederam. No local, porém, encontram-se as pedras que rolaram para a areia e os pedaços de arame, que serviam para segurar as pedras.
Em matéria publicada em O FLUMINENSE no início de outubro, a Prefeitura de Niterói informou que o local foi vistoriado e um relatório enviado para a Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que prometeu analisar o melhor procedimento a ser realizado no local. Um mês depois, no entanto, o Executivo divulgou que está estudando o projeto que será realizado nesta área.
A designer de interiores Alessandra Moura, 42, que mora próximo ao local, costuma se exercitar correndo pela areia da praia e, mesmo com a maré cheia, gosta de ir até o final da orla. Com a situação, a moradora do local precisa se aventurar pelas pedras que já caíram.
“Nosso medo é que as pedras se soltem e caiam em cima de nós. Além disso, as grades antigas, que já se soltaram, estão em cima das pedras que já rolaram. Passa criança, adulto… É perigoso. De vez em quando, ainda tem ensaios fotográficos por aqui, mas é um risco”, acredita.
Encosta segue sem solução na Z. Sul
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura