Erro em cadastro deixa alunos sem Riocard

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Alunos do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes Sousa, em Charitas, na Zona Sul de Niterói, reclamam que estão sem vale-transporte desde fevereiro. Com a falta do benefício, os alunos estão recorrendo ao auxílio financeiro dos pais para conseguir ir ao colégio. Com orçamentos apertados, famílias chegam a gastar 30% de um salário mínimo no transporte mensal dos alunos.

Segundo os pais, os alunos têm usado documentos assinados pela direção para conseguir a gratuidade no ônibus, porém nem todas as empresas aceitam os papéis, o que acaba causando constrangimento aos estudantes. Mãe de uma aluna, a servidora Elaine Vieira relata a “engenharia financeira” que as famílias tem feito para manter a adolescente no colégio.

“Eu gasto R$ 12 por dia, mais de R$ 200 por mês só com transporte para minha filha. É complicado. Tem alunos de diversos lugares de Niterói, São Gonçalo e Maricá e a falta do vale-transporte prejudica os alunos e é um problema para os pais”, reclama.

A Secretaria de Estado de Educação informou que ocorreu um erro no cadastro da unidade escolar no sistema da Riocard. Por conta disso, os dados de alguns alunos não estavam sendo reconhecidos pelo sistema, o que inviabilizou a confirmação da solicitação de novos cartões.

A Seeduc esclarece que este problema já foi resolvido e que os estudantes que já possuem o cartão podem validá-lo no transporte e carregá-lo na escola, normalmente. Os demais já tiveram a solicitação confirmada e receberão a gratuidade a partir da próxima segunda-feira (29).