Esquema para o trânsito na volta às aulas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A maioria das escolas de Niterói começa o ano letivo na próxima segunda-feira (15). E, para evitar engarrafamentos, garantindo também a segurança dos alunos, a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) dará início à operação “Volta às aulas 2016”, com o apoio da Secretaria de Educação, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a NitTrans, agentes de trânsito serão deslocados para as portas de escolas nos dias e horários de entrada e saída de alunos e, em parceria com a Subsecretaria de Transportes, fiscalizarão os veículos que fazem transporte escolar, o ordenamento nos pontos de ônibus e também estarão atentos aos ônibus para se certificar que estão cumprindo a lei de gratuidade dos estudantes da rede pública. 

“A NitTrans tem seu trabalho baseado na educação, fiscalização e esforço legal. Portanto, na Operação Volta às aulas, podemos mostrar os agentes nas ruas, o Departamento Educacional nas escolas e o órgão público empenhado em garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A NitTrans vai além da repressão, da autuação e da remoção de veículos porque está empenhada na promoção da cidadania”, comentou o presidente da Nittrans, Paulo Afonso Cunha.

A PRF, que dará auxílio à operação nas rodovias federais, alerta para a questão dos transportes escolares.

“O limite de ocupantes é equivalente ao número de cintos de segurança instalados no veículo. Vem escrito no documento do veículo a quantidade de passageiros permitida. Estaremos atento a isso para coibir os motoristas que não respeitam a lei e colocam em risco a vida de jovens e crianças”, disse o chefe do policiamento da PRF, Marcelo Ligieiro.
De acordo com a Nittrans, as faixas de travessia terão atenção especial dos agentes. Além disso, outros funcionários da empresa distribuirão panfletos educativos com orientações sobre comportamento no trânsito.

Eles informaram ainda que a Operação contará com dois coordenadores, seis supervisores e trinta agentes. Cinco motos e seis viaturas também estarão apoiando a ação que acontecerá em Icaraí, Santa Rosa,  São Domingos, no Centro de Niterói, Ilha da Conceição, Morro do Estado,  Ponta D`Areia e bairro de Fátima.