NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Estacionamento irregular pela cidade

Em Icaraí, sinalização já foi trocada, mas motoristas ignoram as novas placas

Foto: Lucas Benevides

O período de vagas extras de estacionamento rotativo no Centro e em Icaraí para as festas de fim de ano acabou, mas muitos motoristas continuam parando nas vagas recém-extintas. Entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, várias vias ganharam vagas extras: oito ruas no Centro e quatro em Icaraí. Com o fim da medida, a sinalização que permitia o estacionamento foi retirada pela Prefeitura de Niterói e o motorista que for flagrado estacionado em lugar proibido pode ser multado e ter o veículo rebocado.

Em Icaraí, mesmo com placas agora informando sobre a proibição do estacionamento no lado direito da Rua Coronel Moreira César, alguns motoristas ignoram a sinalização. No Centro, o problema ocorre na Avenida Amaral Peixoto. Os motoristas insistem em continuar parando do lado esquerdo, ao lado da ciclovia, onde foram criadas as vagas extras de fim de ano, que já foram extintas. Lá, a situação é tão crítica que eles param também do lado direito, onde sempre foi proibido, disputando espaço com os pontos de ônibus.

Quem comete a infração reclama de poucas vagas disponíveis na região central da cidade.

“O problema de Niterói é que muita gente anda de carro quando poderia estar andando de ônibus. Em Icaraí, pais levam seus filhos em escolas no mesmo bairro com carros, não fazem nada a pé. Todo o trânsito da cidade é atravancado. Falta fiscalização”, opina o aposentado Eber Valle, de 60 anos. Para ele, as vagas extras durante o período de festas de fim de ano são suficientes para o comércio.

A ampliação no número de vagas de estacionamento, que acontece todo fim de ano, atende à reivindicação de lojistas, já que no período de festas natalinas há maior número de veículos circulando pelas áreas comerciais da cidade.

Procurada, a Prefeitura de Niterói disse que a NitTrans realiza fiscalizações diariamente em toda a cidade, mas não informou se motoristas foram autuados neste ano.

Memória – Em 2017, a ampliação do número de vagas de estacionamento em Icaraí e no Centro foi prorrogada, atendendo a pedidos dos lojistas. Na ocasião, o período de vagas extras durou do final novembro até o início de fevereiro, quando terminaram as férias escolares.

Scroll To Top