Estacionamento: Niterói terá mais 900 vagas para o fim do ano

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Rua Aurelino Leal será uma das 11 ruas do Centro que irão receber as novas vagas até o dia 31 de dezembro

Foto: Douglas Macedo

Começa nesta segunda-feira (28) a ampliação do número de vagas de estacionamento rotativo nas ruas de Icaraí, Jardim Icaraí, São Francisco e no Centro de Niterói. Assim como em outros anos, a ideia é atrair consumidores e estimular o comércio na cidade em quatro das áreas de maior concentração de lojistas. A expectativa é que sejam criadas mais 900 vagas - todas gerenciadas pela Niterói Rotativo. As vagas, distribuídas em 27 ruas, ficam autorizadas até o dia 31 de dezembro. Nesses locais, o valor do estacionamento é de R$ 3,50 por duas horas de permanência. 

Com o aumento da oferta dessas vagas, a expectativa de comerciantes é que a clientela compareça às lojas para as compras de fim de ano, mesmo em um ano de economia fragilizada. Para Charbel Tauil, presidente do Sindilojas, a medida irá beneficiar os consumidores da cidade.

“O objetivo do pedido é oxigenar o comércio local, que se encontra muito fragilizado devido à crise econômica nacional e também ao excesso de feriados na cidade”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Fabiano Gonçalves, as ruas escolhidas são identificadas como polos principais de comércio no município.

“Essas ruas são identificadas como polos principais de comércio. São importantes eixos e cada um com sua característica. Gavião Peixoto, Moreira César e Tavares de Macedo se destacam por terem um conceito de moda em alto padrão. Isso também vale para o perfil do comércio de São Francisco e Centro da cidade. É um ordenamento que atende o comércio e os moradores da cidade”, observou. 

No Centro da cidade, as novas vagas serão implementadas em 11 ruas: Rua São João, do lado direito do fluxo, no trecho entre as Ruas Visconde de Sepetiba e Visconde de Itaboraí; Rua Cel. Gomes Machado, lado direito do fluxo, trecho entre as Ruas Visconde de Sepetiba e Marques de Olinda; Avenida Ernani do Amaral Peixoto, lado direito do sentido do fluxo, no trecho entre as Visconde de Sepetiba e Visconde do Uruguai; Rua da Conceição, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as Ruas Luiz Leopoldo F. Pinheiro e Visconde de Sepetiba; Rua Aurelino Leal, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as ruas Alberto Vitor e Dr. Borman; Rua Senador Nabuco, lado direito do fluxo, trecho entre a Rua Marques de Olinda e Av. Marques do Paraná; Rua Manoel de Abreu, lado esquerdo do fluxo; Rua Visconde de Sepetiba, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as ruas São Pedro e Marechal Deodoro; Rua Barão do Amazonas, lado direito do fluxo, trecho entre as Ruas Marques de Caxias e São João; Rua Barão do Amazonas, lado esquerdo do fluxo, trecho entre a Rua São João e Av. Ernani do Amaral Peixoto e Rua Visconde de Itaboraí, lado direito do fluxo, entre a Rua São João e Rua Froes da Cruz.

Já em Icaraí, serão cinco ruas contempladas: Rua Álvares de Azevedo, do lado esquerdo do fluxo, trecho entre a Rua Tavares de Macedo e Avenida Roberto Silveira; Rua Pereira da Silva, lado esquerdo do fluxo, trecho entre a Avenida Roberto Silveira e Rua Gavião Peixoto; Rua Lopes Trovão, lado direito do fluxo, trecho entre as ruas Moreira Cesar e Tavares de Macedo; Rua Lopes Trovão, lado esquerdo do fluxo, trecho entre a Rua Men de Sá e Av. Roberto Silveira; Rua Comendador Queiroz, lado direito do fluxo e Rua Moreira César, lado direito do fluxo, trecho entre as ruas Alvares de Azevedo e Mariz e Barros.

No Jardim Icaraí, serão 5 vias a receber vagas: Rua Santa Rosa, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as Ruas Domingues de Sá e Dr. Paulo César; Rua Dr. Paulo César, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as Ruas Santa Rosa e Geraldo Martins; Travessa Tenente Mesquita; Rua João Pessoa, lado direito do fluxo, trecho entre as Ruas Presidente Backer e Dr. Paulo César; Rua Presidente Backer, lado esquerdo do fluxo, trecho entre as ruas João Pessoa e Geraldo Martins e Rua Erotides de Oliveira, lado esquerdo, trecho entre a Avenida Roberto Silveira e Rua Otavio Kelly.

Em São Francisco, as vagas serão distribuídas em 4 ruas: na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, sentido Charitas, após a Avenida Rui Barbosa; Rua General Rondon, ambos os lados, trecho entre a Rua Tapuias e Avenida Rui Barbosa; Rua General Rondon, trecho entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Frei Jumpero Serra e Rua Arariboia, lado direito do fluxo, trecho entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Tapuias.

Colaborou Marina Assumpção