Estudantes de Niterói recebem prêmio de jovens pesquisadores

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estudantes recebem prêmio de jovens pesquisadores

Divulgação

O auditório do Caminho Niemeyer foi palco, na tarde da última terça-feira (28), da solenidade de entrega do Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. Durante o evento, foram reveladas as escolas selecionadas após as avaliações dos mais de 100 trabalhos apresentados na IV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Niterói – 2017, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no Campo de São Bento, em Icaraí.

De acordo com a diretora-geral da Subsecretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Adriana de Lima, a exposição contou com mais de 20 parceiros, como o Projeto Ciências Sob Tendas, Marinha do Brasil, Instituto Vital Brazil, Departamento de Engenharia da UFF. Adriana destaca a quantidade e a excelência dos trabalhos.

“Este ano recebemos mais de 100 trabalhos escolares que concorreram ao Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. Foram selecionados o total de cinco, um por categoria (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA). O grande Prêmio é a oportunidade de compartilhar experiências neste grande Festival da Ciência”, afirmou a subsecretária.

O IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói foi criado pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, com a finalidade de incentivar o desenvolvimento e a produção científica nas escolas de Educação Básica de Niterói. Realizada nos dias 20 e 21 de outubro, a IV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Niterói – 2017 teve como tema “A Matemática está em tudo”.

O evento teve exposição da produção científica e cultural elaborada no âmbito das unidades de educação básica (das redes públicas municipal, estadual e federal e das escolas particulares), e foi organizado pelas secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, de Ações Estratégicas e Fundação Municipal de Educação.
 

Participaram alunos de escolas municipais e privadas do município

Divulgação

OS PREMIADOS

CATEGORIA: EDUCAÇÃO INFANTIL

“A natureza e seus elementos como agentes de conhecimento matemático: a GREI5A na era dos dinossauros".
Unidade de Educação Infantil Rosalda Paim:

CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I

“O Aprendizado da Matemática na programação e construção de um robô seguidor de linha”.
E. M. Professor Dario de Sousa Castello:

CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL II

“Robótica na Aceleração: Criando possibilidades”.
E. M. Maestro Heitor Villa-Lobos

CATEGORIA: ENSINO MÉDIO

“A varinha mágica do Harry Potter”.
Colégio Salesiano - Região Oceânica

“Guarda-sol alternativo”.
Escola Técnica Estadual Henrique Lage

CATEGORIA: CRIATIVIDADE

“A matemática dos foguetes” 
Projeto Chão De Fábrica da Escola Solange Dreux
 
CATEGORIA: REPRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA

“Bumba meu Boi”.
Instituto São Bento de Niterói