Exames em hospital de SG só na semana que vem

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Centro de imagem conta com aparelho de ressonância magnética

Foto: Paulo Vitor / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Uma semana após a Secretaria de Estado de Saúde (SES) inaugurar um aparelho de ressonância magnética no Centro de Imagem do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, em São Gonçalo, pacientes denunciam que o equipamento não funciona. A SES confirma que o aparelho ainda não está apto para uso e a previsão é que inicie as atividades apenas na próxima semana.

De acordo com pacientes da unidade, a direção alega que o aparelho de ressonância magnética passa por reparos técnicos e ainda não está operando. Portanto, os pacientes que recorrem à unidade para realizar o exame estão sendo incluídos em uma lista de espera. Entretanto, durante a inauguração, o governador Luiz Fernando Pezão, afirmou que o equipamento estava “disponível para atender cerca de dois milhões de habitantes da região”.

Para instalação do aparelho, o centro de imagem do hospital precisou passar por uma obra de readequação com o objetivo de acomodar o novo equipamento no setor, onde já funcionavam os aparelhos de tomografia, ultrassonografia e raio-x.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o equipamento passa por uma nova calibragem, solicitada pelo fornecedor, e a previsão é que o aparelho inicie as atividades na próxima semana. O órgão também ressalta que o Heat irá disponibilizar os exames para os municípios, com agendamento por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER).

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a cidade oferece o exame de ressonância magnética na rede pública, através do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no bairro Zé Garoto. A unidade realiza cerca de 300 atendimentos por mês e em 2017 foram registrados 3.047 exames. A prefeitura também ressalta que tem convênio com uma clínica em Itaboraí para atendimento dos pacientes.