![]()
Defesa Civil interditou os quatro blocos após a queda de um muro de contenção
Foto: Evelen Gouvêa
As famílias do Condomínio Bella Vida I, no Arsenal, em São Gonçalo, que tiveram seus apartamentos interditados na última terça-feira foram temporariamente alocadas em dois hotéis de Itaboraí. No começo da semana, os blocos 5, 6, 7 e 8 do residencial foram interditados pela Defesa Civil gonçalense após queda de um muro de contenção, que matou um operário. A Prefeitura de São Gonçalo informou que pediu à Caixa que solicite ao Governo Federal o cadastramento dessas famílias no aluguel social.
Segundo Carlos Sérgio Borges, síndico do condomínio, os moradores seguem exigindo um laudo técnico-estrutural e um estudo de solo. As cerca de 50 famílias que não tinham outro local para ficar foram levadas para os hotéis por volta das 21h de quarta-feira.
“No final de quarta entraram em contato conosco para negociar a remoção das famílias que estavam na área de convivência. Até que seja liberado o laudo, eles continuam lá, aguardando uma decisão”, explicou.
Através de nota, a Defesa Civil informou que emitiu um laudo na manhã de quarta-feira “onde consta que em setembro de 2013 a empresa responsável pela construção do muro, junto à Caixa Econômica Federal, foi notificada pelo fato da construção apresentar danos estruturais”. A nota informa, ainda, que “na parte externa havia fissuras na parede e piso na área dos fundos, além da infiltração de esgoto e fissuras e rachaduras no muro de contenção que causou o acidente fatal na última quarta-feira. Em 2014, em uma nova visita, a Defesa Civil constatou novamente danos estruturais, sobretudo na área do muro de contenção, que já apresentava um processo erosivo avançado. A equipe técnica da Caixa também está elaborando um laudo atualizado para definir a causa exata do acidente”.
Procurada, a Caixa Econômica Federal não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Famílias estão em hotéis de Itaboraí
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura