NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Festival AgroSerra em Petrópolis

O Festival AgroSerra reúne o melhor da gastronomia e cerveja artesanal em Secretário, Petrópolis, além de promover workshops e oficinas, uma delas, inclusive, voltada para o público infantil

Divulgação

Por Isabelle Villas Boas

Com o objetivo de valorizar pequenos empreendedores da região de Secretário, em Petrópolis, acontece neste fim de semana o “AgroSerra - da Roça ao Prato”. Em sua 5ª edição, o festival chega com o desafio de descobrir novos microempreendedores locais. 

“Gostamos sempre de frisar que o AgroSerra é um movimento. Ou seja, não é um evento que se resume apenas na gastronomia e na cerveja artesanal, não é essa a nossa proposta. Nós pretendemos ter a temática gastronômica reforçando a questão da sustentabilidade, e da responsabilidade ambiental e social, dentro de uma grade de oficinas que oferecem temas relevantes para o conhecimento público”, explica a organizadora Janice Caetano. 

O evento conta com uma extensa programação, degustação de produtos locais, oficinas, contação de histórias e apresentações musicais. 

Entre as diversas oficinas que estão programadas para este fim de semana está a oficina com o chef Roberto Ravioli; oficina de horta orgânica, com a agrônoma Rumi Katsumoto; oficina sobre a comida do amanhã, que vai abordar a obesidade e a desnutrição, temas relevantes e discutidos constantemente pela ONU, com a presidente do Instituto Comida do Amanhã, Mônica Guerra, e o chef Gustavo Aronowick; oficina de gastronomia “Arroz Cervejeiro”, com o chef Maurício Soares; e o AgroChefinho, que reunirá crianças e jovens com o tema “Da Roça ao Prato sem desperdício”. 

Nesta edição, como em todas as outras, a organização elege um ingrediente especial para fazer parte da composição da gastronomia do festival. E o escolhido da vez foi o capim limão, também conhecido como capim santo. Durante o evento, os restaurantes de Secretário vão acrescentar ao cardápio um prato que tenha o capim limão em sua composição. Além de ser incluso na gastronomia, o capim limão fará parte da produção de quatro cervejas, que serão ofertadas no festival. 

Com o intuito de resgatar as tradições locais de Secretário, o evento vai promover a 1ª Cavalgada Ecológica AgroSerra. Os participantes farão um percurso de 20 km (ida e volta), saindo de Secretário, e pelo caminho vão espalhar sementes de juçara, uma palmeira nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção.

Todas as atividades oferecidas durante o AgroSerra serão gratuitas, sendo necessária somente a inscrição prévia no próprio local do evento para a participação nas oficinas e workshops.

Serviço: O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato acontece na Vila de Secretário, em Petrópolis. Sábado, de 9h às 22h, e no domingo, de 10h às 20h. Entrada gratuita.


Scroll To Top