Gratificação e novas viaturas para a Guarda

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes da GM também poderão contar com novas viaturas.

Foto: Luciana Carneiro / Ascom Niterói

Guardas municipais que atuam no Centro de Niterói receberam nesta segunda-feira (14), da administração municipal, uma gratificação, que varia de R$ 300 a R$ 1,5 mil. Os valores foram pagos devido à redução dos índices de criminalidade, no terceiro trimestre de 2017, na área da 76ª DP, divulgada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com o ISP, houve redução no roubo de rua; letalidade violenta, que inclui homicídios, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial; e roubo de veículos. 

Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Neves entregou cinco novas viaturas, que serão utilizadas para reforçar o programa Patrulha Escolar. Neves enfatizou que, desde que assumiu a gestão municipal, vem realizando diversos investimentos na Guarda Municipal. 

Prefeito Rodrigo Neves participou da solenidade de pagamento das gratificações e entrega das viaturas.

Foto: Luciana Carneiro / Ascom Niterói

“Construímos a Cidade da Ordem Pública, nova sede da guarda, realizamos um concurso e pagamos gratificações aos guardas. Tenho compromisso com essa guarda que admiro e respeito. Estou feliz em pagar essa premiação e entregar as viaturas. Peço que se dediquem cada vez mais a promover a ordem pública em nossa cidade, com lealdade e disciplina”, disse o prefeito. 

Patrulha - A Patrulha Escolar trabalha no patrulhamento preventivo realizando rondas diárias das 7h às 22h30, de segunda a sexta-feira. São equipes em esquema volante, nos perímetros que incluem 90 unidades municipais de ensino. Além disso, as rondas contam com o apoio da Coordenadoria de trânsito, nos horários de saída dos alunos. 

“Os veículos serão fundamentais para ajudar no patrulhamento das escolas e na área em que nossos guardas atuam dentro deste período, já que o nosso papel é de ordenamento e de atuar, diariamente, nas ocorrências de potencial menos ofensivo. Nossas equipes estão cada vez mais capacitadas”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas. 

Além da ronda, as equipes da Patrulha escolar auxiliam na mediação de pequenos conflitos além de realizarem palestras e atividades com alunos e professores sobre o perigo de drogas, bullying e violência nas escolas; educação no trânsito e primeiros socorros. 

“A chegada das novas viaturas vai ajudar o trabalho já realizado de ronda escolar, contribuindo para coibir situações de violência. Esta ação é muito importante e ajuda bastante as diretoras das escolas da rede municipal, uma vez que os guardas estão preparados e capacitados para estarem nas escolas, conversando e orientando as professoras e os estudantes”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro. 

Niterói Presente – No próximo dia 21, o programa Niterói Presente chegará à Alameda São Boaventura, no Fonseca. O programa faz parte de um pacote de ações da administração municipal em apoio às forças de segurança do Governo do Estado e começou a funcionar na cidade no dia 15 de dezembro pelo bairro de Icaraí. Foi estendido para o Centro, Santa Rosa e Jardim Icaraí nos primeiros meses deste ano. O Fonseca será o primeiro bairro da zona norte da cidade a contar com o programa. 

O número total de agentes que atuarão na Alameda será definido nos próximos dias. Em Icaraí trabalham diariamente 150 agentes, no Centro são 150 homens e em Santa Rosa e Jardim Icaraí, 50 agentes. 

O Niterói Presente segue o modelo implantado com sucesso em bairros do Rio de Janeiro, como Lapa, Centro, Lagoa, Aterro, Méier e Copacabana. A Alameda e ruas transversais serão patrulhadas, das 6h30 às 22h por grupos formados por dois policiais miliares e um agente civil de segurança. Participam do programa policiais militares aposentados e da ativa em dias de folga em troca de uma remuneração extra paga pela Prefeitura.