O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, promove mais uma edição da campanha Mulher + Solidária, até sexta-feira (25). A ação, que busca aumentar o número de mulheres doadoras de sangue, tem a escritora Thalita Rebouças como madrinha da edição 2018, celebrando também os 15 anos da campanha. Para este ano, a meta do hemocentro coordenador do estado é ter 50% de doadoras, entre o total, superando a representação do público feminino do ano passado, que foi de 41% dos voluntários.
Durante os dias da campanha, que vai até sexta-feira, o salão de doadores da unidade recebe decoração e programação especial. Estão previstas palestras sobre violência contra a mulher, aulas de artesanato e confecção de sabonetes, bazar solidário, aula de automaquiagem, apresentação de dança do ventre, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas de nutrição e a distribuição de mudas de plantas, doadas pelo projeto Replantando Vida, da Cedae.
Chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, a enfermeira Neusimar Carvalho comemora a longevidade do projeto.
"Os resultados são positivos: o número de doadoras vem aumentando ao longo dos anos. Hoje temos 41% de mulheres entre os doadores, em 2011 eram 32%", disse Neusimar.
Pré-requitos
Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Informações no Disque Sangue, telefone 0800 282 0708.
Hemorio inicia campanha voltada às mulheres
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura