![]()
O homem, que veio do Sul, montou acampamento na Fagundes Varela
Marcelo Feitosa
Moradores da Rua Fagundes Varela, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói estão preocupados com a situação de um barranco que pode virar abrigo de moradores de rua. De acordo com pedestres, um homem, não identificado, está acampando no local, debaixo de um outdoor, próximo ao número 515. Vizinhos apontam que ainda não tiveram problemas, mas o medo de que o local atraia mais mendigos e a segurança da rua seja comprometida.
Moradores relatam que, segundo o próprio morador de rua, ele teria vindo do Rio Grande Sul em busca de trabalho. No entanto, não conseguiu melhores condições de vida. Sem dinheiro, se viu obrigado a morar pelas ruas da cidade.
Vizinhos ainda contaram que o mendigo nunca apresentou sinais de agressividade. Porém, já entrou em um quintal de uma casa. Foi preciso chamar a polícia para retirá-lo.
“Há cerca de três meses, ele invadiu uma casa aqui da rua, mas não fez nada com ninguém. A dona da casa ficou assustada e chamou a polícia. Ele foi levado embora, mas depois tentou entrar em outra casa, só que tinha cachorro no quintal”, contou o zelador de um prédio, Wallace do Nascimento, de 29.
Wallace, no entanto, diz que os moradores reclamam da insegurança, mas afirma que nunca houve relatos de assaltos ou situações similares provocadas pelo morador de rua.
Morando modo improvisado, o sem teto já montou um dormitório no local, com os poucos objetos que tem, como panelas, baldes e pedaços de porta. Segundo moradores da região, as madeiras de sustentação do outdoor já foram até usadas como um varal para estender suas roupas.
“Acho desumano deixar esse homem morar em um lugar como esse. Ele está em um barranco, no meio do mato. É uma pessoa que não tem condições de se sustentar ou de sustentar uma casa digna, mas não pode viver assim. Dá pena”, disse a professora Maria América, de 69 anos, sensibilizada.
Ainda sem relatos de violência, a insegurança tira o sono dos moradores. O medo é que a situação saia do controle e que outros moradores de rua, que sejam usuários de drogas, possam buscar abrigo no local.
Procurada, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), informou que enviará uma equipe de abordagem ao local, juntamente com a Guarda Municipal e uma equipe da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN).
Homem mora sob outdoor em Icaraí
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura