HPV: doses chegam aos postos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, o atendimento estava normal

Foto: Evelen Gouvêa


“Todo mundo unido, fica mais protegido”: com esse slogan, a campanha de multivacinação deste ano chama a população para comparecer aos postos de saúde entre os dias 11 a 22 de setembro, em especial crianças de até nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos. No entanto, quem procurou tomar a vacinação nesta quinta-feira (14) pela manhã sofreu com a escassez em alguns postos de doses como HPV (vírus do papiloma humano), que atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil.

Depois de se dirigir à Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, em Santa Rosa, na Zona Norte da cidade, a pedagoga Larissa Santos, moradora da região, relatou que os funcionários do local informavam àqueles que chegavam sobre a falta das vacinas.

“Esperava proteger minha filha adolescente e acabei não sendo atendido como deveria. Me disseram para voltar no sábado, quando será o Dia D da Campanha, mas já sei que estará cheio”, destaca.

Em outro ponto do município, na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, as vacinas estavam sendo aplicadas normalmente, ainda que comentários de enfermeiros indicassem que a quantidade da vacina oferecida é menor do que o que seria considerado normal.

A Prefeitura de Niterói informou que o município recebeu uma quantidade reduzida da remessa da vacina rotavírus, enviada pelo Ministério da Saúde, que é o responsável pela produção e distribuição da imunização. O Executivo informou ainda que a vacina só será oferecida nas policlínicas de São Lourenço, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Engenhoca e Jurujuba. 

Sobre as doses de HPV, a prefeitura informou que serão distribuídas hoje para as unidades de saúde e que o município já solicitou nova remessa ao governo do Estado. 

Vacinas – Durante a campanha, 47 milhões de crianças e jovens brasileiros devem ser atendidos, o que demandou o envio de 14,8 milhões de doses de medicamentos por todo o País. Estão sendo usados 36 mil postos de vacinação, com envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e outras áreas. As de maior quantidade foram a de Hepatite B (2.239.960), Dupla adulto (2.009.300) e contra a Febre Amarela (1.670.350).