![]()
Secretaria Municipal do Idoso também já preparou uma série de eventos para a terceira idade até o fim do ano
Foto: Lucas Benevides
Idosos de Niterói receberão atendimento médico e nutricional próximo de casa a partir do ano que vem. Este é um dos projetos da Secretaria Municipal do Idoso, que há seis meses é comandada pelo secretário Beto Saad. Com o intuito de levar mais cidadania à terceira idade, o secretário incluiu o serviço móvel “Secretaria Itinerante” no calendário e programou uma série de eventos para a reta final de 2017.
De acordo com Saad, a ideia do programa de atendimento itinerante, que terá investimento de R$ 500 mil do Fundo Nacional do Idoso, é manter um trailer rodando a cidade para dar assistência com serviços essenciais à terceira idade.
“Será feita a contratação de 11 funcionários, entre médicos, nutricionistas, professores e estagiários para rodar a cidade, atender a todos com carinho e qualidade. Precisamos levar cidadania a essas pessoas”, justifica o secretário.
Ainda segundo Saad, toda a programação feita até o momento pela secretaria, como a Semana do Idoso, por exemplo, o deixou contente, com destaque para as parcerias realizadas pela Secretaria, que têm sido fundamentais para os recentes avanços.
“O recém-eleito Conselho Municipal do Idoso era uma conquista requerida pela população há vários anos. O conselho tem sete cadeiras ocupadas pela sociedade civil, com representantes da OAB, da Associação de Professores Inativos da UFF (Aspi UFF) e do Rotary Club. Os conselheiros, inclusive, farão reunião na próxima quinta-feira, dia 9, para planejar políticas públicas a serem implementadas no próximo biênio (2017-19)”, contou.
Entre as ações realizadas nos últimos seis meses, ele também destaca a criação de uma legislação específica, junto à Secretaria de Urbanismo, para fiscalizar as Instituições de Longa Permanência de Idosos (Ilpis), as antigas casas de repouso. Como Niterói não possuía instituições públicas para este fim, Saad comentou que “foi feito um convênio com o Lar Batista para a criação de vagas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
Antes do fim do ano, a secretaria realizará no próximo dia 11, no Campo de São Bento, em Icaraí, os “Jogos Abertos dos Idosos de Niterói”. O evento terá início às 8h, com diversas atividades, e se estenderá até às 13h. O Projeto Gugu, tradicional na cidade, abre a programação.
“Estudantes de universidades parceiras irão coordenar as atividades, como campeonatos de dama, bocha e shuffleboard, além de um festival de dança. Para encerrar, um bingo solidário: cada cartela de números custa um quilo de alimento não perecível. Os prêmios incluem hospedagem em pousadas em Búzios e Região Serrana”, anunciou.
O evento é gratuito e as inscrições para os jogos serão realizadas no local.
“O objetivo é dar a oportunidade dos idosos se divertirem e em paralelo a isso a gente fazer uma ação social”, completou.
Idosos terão atendimento próximo de casa em 2018
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura